Buscar no blog
22/05/2019
Esse post é assinado por Rafael Cruz
Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade.
Provérbios 5.18
Provérbios 5.15-19
15 Bebe a água da tua cisterna e das correntes do teu poço.
16 Derramar-se-iam por fora as tuas fontes, e pelas ruas, os ribeiros de águas?
17 Sejam para ti só e não para os estranhos contigo.
18 Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade,
19 como cerva amorosa e gazela graciosa; saciem-te os seus seios em todo o tempo; e pelo seu amor sê atraído perpetuamente.
1 Coríntios 7.1-5
1 Ora, quanto às coisas que me escrevestes, bom seria que o homem não tocasse em mulher;
2 mas, por causa da prostituição, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido.
3 O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher, ao marido.
4 A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também, da mesma maneira, o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher.
5 Não vos defraudeis um ao outro, senão por consentimento mútuo, por algum tempo, para vos aplicardes à oração; e, depois, ajuntai-vos outra vez, para que Satanás vos não tente pela vossa incontinência.
Paz do Senhor querido leitor do nosso site!
Uma das grandes causas do adultério é a insatisfação sexual no casamento. A Bíblia é muito clara quando diz que uma ‘alma satisfeita ou farta’ despreza o favo de mel, ou seja, quando o marido e a esposa saem de casa com as necessidades da alma, inclusive sexual, satisfeitas, fica bem mais fácil resistir todas as possíveis tentações do maligno.
Castidade e virgindade são características de um viver santo para a glória de Deus. O casamento continua sendo a condição bíblica que legitima a prática sexual entre homem e mulher.
Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com
Historicamente houve um debate de quais livros permaneceriam no Cânon judaico. Eram Ezequiel, Provérbios, Eclesiastes, Cantares e Ester. No que diz respeito aos livros disputados, a discussão foi confinada à pergunta se Eclesiastes e Cantares (ou possivelmente só Eclesiastes) eram inspirados.
Segue alguns motivos dos quais esses livros entraram em julgamento:
Cantares: Alguns achavam este livro sensual demais;
Eclesiastes: Alguns o consideravam cético demais;
Éster: A objeção era a ausência do nome de Deus, por isso alguns questionavam sua inspiração;
Ezequiel: alguns estudiosos hebreus achavam que ele não condizia com a lei mosaica que era praticamente um padrão para aferir a inspiração e consequentemente sua canonicidade;
Provérbios: A objeção contra esse livro partia do fato de parecer contraditório.
Sobre o cânon do Antigo Testamento, podemos dizer que:
Justamente a questão sensual, torna o livro de Cantares pouco lido nas igrejas. O Livro de Cantares de Salomão é um poema lírico escrito para exaltar as virtudes do amor entre um marido e sua esposa. O poema claramente apresenta o casamento como um plano de Deus. Um homem e uma mulher devem viver juntos dentro do contexto do casamento, amando um ao outro espiritualmente, emocionalmente e fisicamente.
Este livro combate dois extremos: o ascetismo (a negação de todo o prazer) e hedonismo (busca do prazer somente). O casamento exemplificado em Cantares de Salomão é um modelo de atenção, empenho e prazer.
Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com
Escolher. Quem nunca viu a famosa cena do filme Matrix em que Morpheus dá a Neo a escolha entre a pílula azul e a vermelha. Tomando a azul, Neo voltará à sua ilusória e superficial vida; se optar pela pílula vermelha, conhecerá a verdade que está por detrás do mundo que julga ser real. É uma cena que nos remete a tudo o que fazemos na nossa vida. O casamento não está fora dessa lista.
A vida a dois é construída com escolhas de dar a Deus a primazia, respeitar, amar, perdoar, adaptar, abdicar, aprender, construir juntos e muitas outras que fazemos ao longo da nossa caminhada como marido e mulher, como “uma só carne” planejada por Deus. Em todas as nossas atitudes há escolhas. Não há como fugir disso. De acordo com o que optamos por fazer, estaremos construindo ou destruindo nosso lar, nosso cônjuge e nossos filhos.
Como as escolhas que fazemos definem nossa vida, não devemos fazê-las impensadamente, de modo precipitado e inconsequente. As decisões tomadas no “calor das emoções” ou sem qualquer ponderação certamente darão em caminhos de morte. Por isso, o melhor a fazer é decidir à luz de Deus, porque somente ele tem a resposta certa para todas as nossas questões.
Ser “uma só carne” não é nada fácil, visto que são pessoas diferentes, com formações e personalidades bem diferentes. Então como podem ser uma só? É aí que o milagre acontece, pois o casamento foi criado para que o casal dependa de Deus o tempo todo. Assim, as diferenças são superadas e o amor se desenvolve a cada dia.
Por Rafael Cruz
Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:
CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada
Postado por ebd-comentada
Acesse os esboços por categorias