Buscar no blog
02/12/2019
Este post é assinado por Eliel Goulart
“Porém esta coisa que Davi fez pareceu mal aos olhos do Senhor.” – II Samuel 11.27
Somente o revestimento da graça divina, na força e no poder do Espírito Santo, pode livrar-nos do pecado – a ofensa premeditada contra Deus.
II Samuel 11.1 a 18
1 E aconteceu que, tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem para a guerra, enviou Davi a Joabe, e a seus servos com ele, e a todo o Israel, para que destruíssem os filhos de Amom e cercassem Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém.
2 E aconteceu, à hora da tarde, que Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista.
3 E enviou Davi e perguntou por aquela mulher; e disseram: Porventura, não é esta Bate-Seba, filha de Eliã e mulher de Urias, o heteu?
4 Então, enviou Davi mensageiros e a mandou trazer; e, entrando ela a ele, se deitou com ela (e já ela se tinha purificado da sua imundície); então, voltou ela para sua casa.
5 E a mulher concebeu, e enviou, e fê-lo saber a Davi, e disse: Pejada estou.
6 Então, enviou Davi a Joabe, dizendo: Envia-me Urias, o heteu. E Joabe enviou Urias a Davi.
7 Vindo, pois, Urias a ele, perguntou Davi como ficava Joabe, e como ficava o povo, e como ia a guerra.
8 Depois, disse Davi a Urias: Desce à tua casa e lava os teus pés. E, saindo Urias da casa real, logo saiu atrás dele iguaria do rei.
9 Porém Urias se deitou à porta da casa real, com todos os servos do seu senhor, e não desceu à sua casa.
10 E o fizeram saber a Davi, dizendo: Urias não desceu à sua casa. Então, disse Davi a Urias: Não vens tu de uma jornada? Por que não desceste à tua casa?
11 E disse Urias a Davi: A arca, e Israel, e Judá ficam em tendas; e Joabe, meu senhor, e os servos de meu senhor estão acampados no campo; e hei de eu entrar na minha casa, para comer e beber e para me deitar com minha mulher? Pela tua vida e pela vida da tua alma, não farei tal coisa.
12 Então, disse Davi a Urias: Fica cá ainda hoje, e amanhã te despedirei. Urias, pois, ficou em Jerusalém aquele dia e o seguinte.
13 E Davi o convidou, e comeu e bebeu diante dele, e o embebedou; e, à tarde, saiu a deitar-se na sua cama, como os servos de seu senhor; porém não desceu à sua casa.
14 E sucedeu que, pela manhã, Davi escreveu uma carta a Joabe e mandou-lha por mão de Urias.
15 Escreveu na carta, dizendo: Ponde Urias na frente da maior força da peleja; e retirai-vos de detrás dele, para que seja ferido e morra.
16 Aconteceu, pois, que, tendo Joabe observado bem a cidade, pôs a Urias no lugar onde sabia que havia homens valentes.
17 E, saindo os homens da cidade e pelejando com Joabe, caíram alguns do povo, dos servos de Davi; e morreu também Urias, o heteu.
18 Então, enviou Joabe e fez saber a Davi todo o sucesso daquela peleja.
A paz do Senhor!
Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.
Os antigos pregadores alertavam que há tentação a qual devemos resistir. Tiago 4.7: “Resisti ao diabo e ele fugirá de vós.” E há pecado do qual devemos fugir. I Coríntios 6.18: “Fugi da prostituição.”
Em geral, as nossas escolhas erradas resultam de atitudes espirituais que denunciam a falta de vigilância.
E estas atitudes pecaminosas trazem-nos consequências trágicas, a alguma altura de nossa vida.
Com Davi não foi diferente. Seu drama de adultério e homicídio que, num momento em que não vigiou e nem refletiu, pecou, trouxeram-lhe implicações espirituais, sociais, físicas e emocionais.
A pergunta básica para nós, aprendida neste contexto da vida do rei Davi é a seguinte: a minha escolha me aproximará ou me afastará de Deus? Aprendemos o que Davi mais temeu: perder a presença de Deus.
Salmo 51.11 – “Não me lances fora da tua presença e não retires de mim o teu Espírito Santo.”
Salmo 73.28 – “Mas, para mim, bom é aproximar-me de Deus.
I Samuel 13.14 – “Já tem buscado o Senhor para si um homem segundo o seu coração.”
Ou seja, um homem que cumpra todos os desejos do coração de Deus. Que não se oponha as ordens de Deus.
Esta expressão ocorre apenas aqui e na citação de Atos 13.22 – “Achei a Davi, filho de Jessé, varão conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade.”
O tempo do cumprimento não foi definido. A linguagem profética descreve algo como já feito, quando está ainda na fase de determinado. Estima-se que Davi era ainda muito novo e há comentaristas bíblicos que até entendem que ainda não havia nascido, quando Samuel proferiu tal profecia.
O essencial aqui é a descrição de que o homem segundo o coração de Deus seria de caráter diferente de Saul. De caráter contrastante com o de Saul: ele cumpriria a vontade de Deus, cumpriria os propósitos de Deus em relação ao Seu Povo.
Um homem segundo o coração de Deus é, verdadeiramente, um servo. Servo de Deus a serviço do povo de Deus.
Um homem segundo o coração de Deus, anela por honrar a Deus.
Um homem segundo o coração de Deus age na dependência do Senhor.
Um homem segundo o coração de Deus está pronto ao arrependimento.
Efésios 4.27 – “Não deis lugar ao diabo.”
Lugar, do grego topos, significa ´não deis um ponto de apoio, uma oportunidade, uma ocasião para agir´. Figurativamente, não dê condição ao diabo para agir.
Como podemos reagir não dando lugar a ele?
Trazendo à memória as promessas de nosso Pai Celestial. Pense na Palavra de Deus, tão consoladora, e tudo o que ela envolve: o amor de Deus por nós, Seus atributos poderosos que operam a nosso favor, Sua natureza gloriosa que manifesta a Graça abundante e transbordante sobre nós.
Lembre-se de que o diabo foi vencido (Mateus 4) pela Palavra!
Traz à mente e ao coração a obra de supremo amor que o Senhor Jesus fez por nós. E ainda está a fazer por todos que cremos em Seu bendito nome. Ao pensar na Obra da Cruz, nós nos fortalecemos contra dar ocasião ao diabo.
Ore! A oração é arma tanto de defesa quanto de ataque espirituais. O hino 67 da nossa Harpa Cristã diz assim: “Jesus teve completa vitória, porque sempre viveu em oração.”
Por fim, outro motivo decisivo é pensar na crueldade, malignidade e destino final do diabo. Nunca jamais compensa dar ´ponto de apoio´ a ele em nossa vida.
Davi certa vez orou – II Samuel 22.33 – “Deus é a minha fortaleza e a minha força, e ele perfeitamente desembaraça o meu caminho.”
Pastor Eliel Goulart
Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:
CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada
Postado por ebd-comentada
Acesse os esboços por categorias