Buscar no blog
19/10/2023
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. João 3.16.
A natureza missionária de Deus pode ser vista ao fazer de seu único Filho um missionário, e da Igreja a sucessora dessa sublime tarefa.
Isaías 61.1-2; Lucas 4.17-20
Isaías 61
1 – O Espírito do Senhor Jeová está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos e a abertura de prisão aos presos;
2 – a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes.
Lucas 4
17 – E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito:
18 – O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados do coração,
19 – a apregoar liberdade aos cativos, a dar vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do Senhor.
20 – E, cerrando o livro e tornando a dá-lo ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele.
A paz do Senhor!
Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.
No Novo Testamento, a visão de universalidade da mensagem de salvação prossegue cumprindo os propósitos divinos.
Em todos os livros da Bíblia, vemos os princípios missionários de nosso Deus. De Gênesis a Apocalipse a inspiração e revelação missionária se expressa nas histórias das personagens bíblicas, ou quando envia um mensageiro, delegando-lhe autoridade.
O propósito inicial de Deus era o de Israel ser a nação que testemunharia da salvação aos povos de toda a terra. Porém, vimos que Israel falhou miseravelmente. Na Nova Aliança, a Igreja é chamada a atender o cumprimento do plano eterno de salvação, como testemunha e mensageira do amor de Deus, através de Cristo Jesus.
O cenário do Novo Testamento é plenamente missionário e vemos isto em João 3.16: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.
“Porque” – a maior explicação;
“Deus” – o maior Ser;
“Amou” – o maior mandamento;
“O mundo” – o maior alvo;
“De tal maneira” – a maior intensidade;
“Que deu” – a maior dádiva;
“O Seu Filho Unigênito” – a maior expressão de Deus;
“Para que todo” – a maior abrangência;
“O que nele crê” – a maior condição;
“Não pereça” – a maior condenação;
“Mas tenha” – a maior conquista;
“A vida eterna” – a maior promessa.
Atos 1.8: “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra”.
Por esta revelação incomparável de João 3.16, à Igreja foi dada a missão essencial de anunciar o Evangelho a toda a criatura. De maneira resumida, testemunha é aquele que viu e / ou ouviu um fato. Que atesta a veracidade de algo, dando testemunho dele.
No caso deste versículo, não somente testemunhas dos fatos da vida de nosso Senhor Jesus, mas também testemunha pelo relacionamento pessoal com Ele. Este versículo é o resumo do livro de Atos dos Apóstolos, pois cita a sua grande divisão: Jerusalém, Judéia e Samaria especificamente, e após Atos capítulo 8, o testemunho dado até aos confins da terra.
Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:
CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada
Postado por ebd-comentada
Acesse os esboços por categorias