Buscar no blog

CPAD Adultos – 4º Trimestre 2023 – 17-12-2023 – Lição 12 – O modelo de missões da igreja de Antioquia

16/12/2023

Este post é assinado por Eliel Goulart

TEXTO ÁUREO

“E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado”. Atos 13.2.

VERDADE PRÁTICA

A ação do Espírito Santo é a garantia do sucesso de toda a obra missionária.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Atos 11.19 a 26; Atos 13.1 a 5. 

Atos 11 

19 – E os que foram dispersos pela perseguição que sucedeu por causa de Estêvão caminharam até à Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a palavra senão somente aos judeus. 

20 – E havia entre eles alguns varões de Chipre e de Cirene, os quais, entrando em Antioquia, falaram aos gregos, anunciando o Senhor Jesus. 

21 – E a mão do Senhor era com eles; e grande número creu e se converteu ao Senhor. 

22 – E chegou a fama destas coisas aos ouvidos da igreja que estava em Jerusalém; e enviaram Barnabé até Antioquia, 

23 – o qual, quando chegou e viu a graça de Deus, se alegrou e exortou a todos a que, com firmeza de coração, permanecessem no Senhor. 

24 – Porque era homem de bem e cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor. 

25 – E partiu Barnabé para Tarso, a buscar Saulo; e, achando-o, o conduziu para Antioquia. 

26 – E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja e ensinaram muita gente. Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos. 

Atos 13 

1 – Na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé, e Simeão, chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que  fora criado com Herodes, o tetrarca, e Saulo. 

2 – E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. 

3 – Então, jejuando, e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram. 

4 – E assim estes, enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre. 

5 – E, chegados a Salamina, anunciavam a palavra de Deus nas sinagogas dos judeus; e tinham também a João como cooperador. 

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.

Nesta lição, aprenderemos da Igreja que é o padrão bíblico de missões transculturais: Antioquia. A história da igreja de Antioquia, é um convite à reflexão sobre como a igreja atual deva buscar orientação divina para as suas práticas missionárias e manter-se na dependência do Espírito Santo. 

I – A IGREJA DE ANTIOQUIA: NATUREZA E CARACTERÍSTICAS

1 – Antioquia da Síria

Antioquia da Síria tinha localização estratégica que favorecia as principais rotas de comércio, unindo o Oriente ao Ocidente. Sua importância comercial não apenas atraía comerciantes, mas também imigrantes em busca de prosperidade, negócios e sobrevivência.

Era habitada por imigrantes provenientes de muitas nações do mundo de então. Chegou a ter estimados 500 mil habitantes, ocupando a terceira posição entre as maiores cidades do Império Romano, atrás apenas de Roma e Alexandria.

No século I d.C., a comunidade judaica era numerosa, estimando-se entre 45 a 60 mil habitantes. Desfrutando de direitos conquistados ao longo do tempo, os judeus podiam reunir-se, observar os sábados e enviar impostos ao Templo de Jerusalém. Antioquia proporcionava um ambiente onde poderiam viver e trabalhar em relativa paz e conforto, contribuindo assim para a riqueza e diversidade cultural dessa metrópole.

É necessário diferencia-la de outra Antioquia registrada em Atos: Antioquia da Pisídia (na atual Turquia).

2 – A igreja em Antioquia

Vimos que a cidade era cosmopolita, ou seja, onde moravam cidadãos de diversas nações do mundo. Tendo diversidade cultural e um fluxo constante de comerciantes, negociantes e viajantes com vários interesses, tornou-se um campo fértil para a semente do Evangelho.

Houve seguidas conversões que proporcionou o nascimento de uma igreja fundada na solidez da Palavra, marcando assim a primeira igreja gentílica – Atos 11.26:  “E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja e ensinaram muita gente. Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos”.

A igreja em Antioquia tornou-se o centro das missões de Atos.

3 – Uma obra de leigos  

No sentido do livro de Atos, dizer que a obra na igreja em Antioquia foi de leigos, significa que não foi operada, inicialmente, por obreiros consagrados ao ministério da Palavra.

Portanto, os crentes em geral foram os primeiros a pregarem o Evangelho em Antioquia. Os mesmos que foram espalhados após a perseguição que se seguiu com o martírio do diácono Estevão – Atos 11.19: “E os que foram dispersos pela perseguição que sucedeu por causa de Estêvão caminharam até à Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a palavra senão somente aos judeus”.

As notícias de tantas conversões chegaram a Jerusalém, e a liderança enviou Barnabé até Antioquia, para terem ciência das coisas que ali sucediam. Ele não somente confirmou a transbordante graça salvadora de Deus operando em Antioquia, como também lhes doutrinou na Palavra.

Eles se converteram e davam testemunho do Evangelho de Cristo. Foram, então, pela primeira vez, chamados de cristãos. Do grego christianos, ´seguidor de Cristo´, ´parecido com Cristo´, ´pequeno Cristo´. A palavra ´cristão´ ocorre por três vezes no Novo Testamento: Atos 11.26; Atos 26.28 e I Pedro 4.16.

Os gentios reconheceram, ao darem aos crentes este nome de ´cristão´, de que Cristo era o Messias. Não foi dado pelos próprios crentes, porque estes se chamavam de ´irmãos´, ´santos´, ´crentes´. Nem pelos de Jerusalém, pois estes os designavam de ´do Caminho´ ou de ´Nazarenos´. No princípio, havia um sentido de desprezo no nome ´cristão´. Porém, o nome dado tornou-se pessoal: testemunhando a primazia de Cristo, a Sua preeminência, ou seja, o fato de Cristo foi pregado antes da doutrina de Cristo e assim deve ser. Um nome de distinção: porque eles falavam de Cristo, batizavam em nome de Cristo, adoravam a Cristo, oravam em nome de Cristo, chamavam-se de irmãos em Cristo. E foi um nome profético: os crentes em Cristo pregavam a esperança da segunda vinda de Cristo. O mundo sem Deus se caracteriza pelo desespero. A igreja se caracteriza pela mensagem de esperança: ressurreição e ascensão de Cristo, a volta de Cristo para buscar a Sua Igreja.

Meus amados, não é como somos chamados que decidirá o nosso final. O que somos é o essencial. Que se afastem do pecado e da iniquidade todo aquele que toma o nome de Cristo! Se os que o conhecem olharem para a sua maneira de viver, eles lhe darão o nome de ´pequeno Cristo´?

II – UMA IGREJA MISSIONÁRIA EM AÇÃO

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • SENAMI (Secretária Nacional de Missões) – Através de parceria auxiliamos o pastor/missionário Osvair Braga, família e sua equipe de missionários na Venezuela;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada