Buscar no blog

CPAD Adultos – 3º Trimestre 2024 – 29-09-2024 – Lição 13 – Ester, a portadora das boas-novas

27/09/2024

Este post foi assinado por Eliel Goulart

TEXTO ÁUREO

“E para os judeus houve luz, e alegria, e gozo, e honra” – Ester 8.16.

VERDADE PRÁTICA

O Senhor é poderoso para transformar trevas em luz, tristeza em alegria, angústia em júbilo, humilhação em honra.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Ester 8.4 – 8; 9.29 – 31; 10. 1 – 3 

Ester 8 

E estendeu o rei para Ester o cetro de ouro. Então, Ester se levantou, e se pôs em pé perante o rei, 

e disse: Se bem parecer ao rei, e se eu achei graça perante ele, e se este negócio é reto diante do rei, e se eu lhe agrado aos seus olhos, escreva-se que se revoguem as cartas e o intento de Hamã, filho de Hamedata, o agagita, as quais ele escreveu para lançar a perder os judeus que há em todas as províncias do rei. 

Por que como poderei ver o mal que sobrevirá ao meu povo? E como poderei ver a perdição da minha geração? 

Então, disse o rei Assuero à rainha Ester e ao judeu Mardoqueu: Eis que dei a Ester a casa de Hamã, e a ele enforcaram numa forca, porquanto quisera pôr as mãos sobre os judeus. 

Escrevei, pois, aos judeus, como parecer bem aos vossos olhos e em nome do rei, e selai-o com o anel do rei; porque a escritura que se escreve em nome do rei e se sela com o anel do rei não é para revogar. 

Ester 9 

29 Depois disso, escreveu a rainha Ester, filha de Abiail, e Mardoqueu, o judeu, com toda a força, para confirmarem segunda vez esta carta de Purim. 

30 E mandaram cartas a todos os judeus, às cento e vinte e sete províncias do reino de Assuero, com palavras de paz e fidelidade, 

31 para confirmarem estes dias de Purim nos seus tempos determinados, como Mardoqueu, o judeu, e a rainha Ester lhes tinham estabelecido e como eles mesmos já o tinham estabelecido sobre si e sobre a sua semente, acerca do jejum e do seu clamor. 

Ester 10 

 Depois disto, pôs o rei Assuero tributo sobre a terra e sobre as ilhas do mar. 

E todas as obras do seu poder e do seu valor e a declaração da grandeza de Mardoqueu, a quem o rei engrandeceu, porventura, não estão escritas no livro das crônicas dos reis da Média e da Pérsia? 

Porque o judeu Mardoqueu foi o segundo depois do rei Assuero, e grande para com os judeus, e agradável para com a multidão de seus irmãos, procurando o bem do seu povo e trabalhando pela prosperidade de toda a sua nação. 

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma será mencionada.

Concluindo as lições no livro de Ester, hoje estudaremos sobre os capítulos 8 a 10, sobre mais um pedido da rainha Ester, sobre Mardoqueu ser engradecido como o segundo maior do reino persa e sobre o estabelecimento da Festa de Purim, comemorativa do livramento que se celebra até os nossos dias.  

I – O PEDIDO DE DEFESA AOS JUDEUS E A CONCESSÃO DO REI

1 – A humildade de Ester e sua súplica

A morte de Hamã se dera no dia 19 de Zive, o segundo mês, e já se estava no dia 23 de Sivã, o terceiro mês, ou seja, 33 dias haviam se passado (lembrando que Ester demorou 33 dias para se apresentar ao rei depois que soube do decreto da destruição e que Zive tem 29 dias). Ester, então, a ver a inércia a respeito por parte de Assuero, arrisca novamente a sua vida e vai até o monarca sem ser chamada e, mais uma vez, ao ver a rainha, Xerxes I estende o seu cetro, permitindo, assim, que a rainha lhe viesse falar (Et.8:3,4). – Nesta segunda oportunidade em que Ester se se arrisca a entrar à presença do rei sem ser chamada, e o cetro real lhe é estendido, vemos um comportamento diferente do primeiro. Naquela vez, a rainha tão somente convidou o rei e Hamã para um banquete em seus aposentos, dizendo que lá faria o seu pedido. 

Naquela ocasião, era necessário, como já visto em lição anterior, manter o sigilo da sua nacionalidade e parentela, preservar a sua própria imagem bem como também a do rei e, até mesmo, de Hamã, impedindo, assim, que alguma atitude impensada ou precipitada viesse a prejudicar ainda mais os judeus.

Agora as circunstâncias eram outras. Hamã havia sido morto, bem como sua descendência, Ester já tinha revelado sua nacionalidade e parentela, de modo que não havia mais necessidade de sigilo ou preservação de imagem.

Ester se lançou aos pés do rei Assuero, chorando, e suplicando que se revogasse o decreto da maldade de Hamã. Eis que conosco está quem é maior do que Assuero!  Temos nós também nos colocado aos pés do nosso Rei Jesus em meio às aflições desta vida? Temos demonstrado esta confiança no poder do Senhor, mesmo diante daquilo que é humanamente impossível? Hino 434, na sua segunda estrofe:  “A Teus pés, oh Jesus Cristo, acho terna compaixão, para todos meus pesares, meus conflitos, minha dor. Livra-me, ó Jesus Cristo, de cuidados, de aflição, e concede-me constante Teu poder consolador “.

2 – Segurança jurídica

Ester 8. 7 e 8.

Assuero, num primeiro instante, quis mostrar que também não era indiferente. Fez questão de lembrar que havia enforcado Hamã e entregado a casa dele ao poder de Mardoqueu, tornando possível o extermínio da descendência de Amaleque, histórico inimigo dos filhos de Israel. Em seguida, porém, mesmo sem saber bem o que fazer, quis atender à rainha e determinou que se escrevesse cartas aos judeus para que agissem como bem lhes parecesse, devendo isto ser selado com o anel do rei, em redação que seria feita por Mardoqueu, assim como aquelas outras cartas haviam sido redigidas por Hamã.

Mardoqueu resolvia a difícil questão da irrevogabilidade. Sem retirar a ordem de destruição, deu outra ordem autorizando que os judeus pudessem se reunir e se defender daqueles que quisessem executar o decreto de destruição. Mardoqueu foi extremamente sábio: não podia revogar a ordem anterior, mas autorizou os judeus a que se defendessem e destruíssem aqueles que quisessem cumprir o decreto de Hamã.

Mardoqueu, um homem temente a Deus, permitiu aos judeus que se defendessem e, inclusive, utilizassem da força para manter a sua vida e impedir o cumprimento do decreto de Hamã. – Trata-se, portanto, de uma medida que não é contrária à vontade de Deus. Bem ao contrário, é um antídoto para que o mal não seja praticado e um dos principais objetivos do Estado, do governo humano, é o castigo da prática do mal – Rm.13:3 e 4: Porque os magistrados não são terror para as boas obras, mas para as más. Queres tu, pois, não temer a autoridade? Faze o bem e terás louvor dela. Porque ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus e vingador para castigar o que faz o mal”.

3 – O direito de defesa

Ester 8.9 a 16.

Como curioso registro, Ester 8.9 é o maior versículo da Bíblia.

Ainda faltavam nove meses para a data marcada para a destruição dos judeus, que se daria no mês de Adar (fevereiro / março). O decreto de Mordecai foi escrito exatamente 70 dias após o decreto de Hamã em Ester 3.12. O decreto usa terminologia similar a 3. 12 a 15, mas inverte aqueles que podem agir. Isto é feito para destacar a completa reversão do decreto de Hamã, tornando-o nulo por todos os efeitos.

Ester 8.10: “Cavalos velozes, das estrebarias do próprio rei” – Nova Versão Internacional. A rapidez com que foi transmitido o decreto é um alerta tremendo à igreja de Deus que foi encarregada do evangelho da salvação. Já se passaram mais de 2000 anos e, ainda, há imensas multidões que nunca ouviram falar do nome de Cristo nem do amor de Deus.

II – A RAINHA ESCREVE BOAS NOTÍCIAS PARA O SEU POVO

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo isso, clique em CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!  

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir de nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • SENAMI (Secretária Nacional de Missões)  – Por meio de parceria auxiliamos o pastor/missionário Osvair Braga, família e sua equipe de missões na Venezuela;

CLIQUE AQUI  para ser nossa parceria e continuar consultando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada