Buscar no blog

CPAD Adultos – 3º Trimestre 2024 – 28-07-2024 – Lição 4 – O encontro de Rute com Boaz

27/07/2024

Este post foi assinado por Eliel Goulart

TEXTO ÁUREO

Ó Senhor galardoe o teu feito, e seja cumprido o teu galardão do Senhor, Deus de Israel, sob quais asas te vieste abrigar”. Rota 2.12

VERDADE PRÁTICA

O verdadeiro e puro modelo de hold é servir uns aos outros de coração, confiando na fidelidade e justiça de Deus.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Rota 2.1-4; 11, 12, 14. 

E tinha Noemi um parente de seu marido, homem valente e poderoso, da geração de Elimeleque; e era seu nome Boaz. 

E Rute, a moabita, disse a Noemi: Deixa-me ir ao campo, e apanharei espigas atrás daqueles em cujos olhos eu achar graça. E ela disse: Vai, minha filha. 

Foi, pois, e chegou, e apanhava espigas no campo após os segadores; e caiu-lhe em sorte uma parte do campo de Boaz, que era da geração de Elimeleque. 

E eis que Boaz veio de Belém e disse aos segadores: O Senhor seja convosco. E disse-lhe eles: O Senhor te abençoe. 

11  E respondeu Boaz e disse-lhe: Bem se me conto quanto fizeste à tua sogra, depois da morte de teu marido, e deixaste a teu pai, e a tua mãe, e a terra onde nasceste, e vieste para um povo que, dantes, não te conheço. 

12  Ó Senhor galardoe o teu feito, e seja cumprido o teu galardão do Senhor, Deus de Israel, sob cujas asas te vieste abrigar. 

14  E, sendo já hora de comer, disse-lhe Boaz: Achega-te aqui, e vem do pão, e molha o teu bocado no vinagre. E ela se assentou ao lado dos segadores, e ele deu o trigo tostado, e comeu e se fartou, e ainda o sobejou. 

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma será mencionada.

Hoje, aprenderemos sobre o encontro de Rute com Boaz, que tipifica a redenção. Boaz foi o remidor da família. Esta Lição abrange de Rute 1.19 até Rute 3.18.

I – BOAZ, Ó REMIDOR

1 – Humhomem próspero

Ruta 2.1: “E tinha Noemi um parente de seu marido, homem valente e poderoso, da geração de Elimeleque; e era o seu nome Boaz”.

O nome Boaz é interpretado como ´a força está nele´. Com o significado de ´força´ e ´rapidez´. O seu nome ocorre por 24 vezes no Antigo Testamento. Ele está incluído nas duas genealogias de Jesus – Mateus 1.5 e Lucas 3.32.

Era parente de Noemi por parte de seu marido Elimeleque. Um homem rico e muito influente, de grande virtude e honra, sendo o que a palavra ´poderoso´ – hebraico chayil – tem o sentido: ´força de caráter´ e também se refere à riqueza. Boa -´força´, ´poder´- é um dos nomes das colunas do templo de Salomão – I Reis 7.21.

É uma bênção dobrada ser rico materialmente neste mundo e ser rico em boas obras também. O testemunho de Boaz, pela sua maneira de viver e escolhas piedosas, demonstra que ele não pôs no ouro a sua confiança, antes confiava nas Escrituras para ser rico na fé e herdeiro do Reino – Tiago 2.5. Como rico neste mundo ele foi remidor da parentela. Como rico para com Deus – Lucas 12.21 – gerou a Jesus Cristo, Senhor e Salvador de todos nós!

2 – “Goel” e “Levir”

´Goel´ é verbo hebraico significando ´parente remidor´.  No sistema legal e social do antigo Israel, o Goel era um parente próximo que tinha a responsabilidade de ajudar membros da família em situações de necessidade. Redimir significa ´comprar de volta, resgatar´. As funções de um Goel incluíam: (1) comprar de volta a terra perdida por parente devido a dívidas, garantindo a continuidade da terra na linhagem – Levítico 25.25 a 28; (2) resgatar parentes que se venderam como escravos por causa de dívidas – Levítico 25.47 a 49; (3) agir como vingador se um parente fosse assassinado – Números 35.19 a 21.

´Levir´, outra referência do comentário da Lição, significa ´cunhado´. No contexto bíblico, ele se refere à prática do “levirato”, uma lei que obrigava um homem a casar-se com a viúva de seu irmão falecido se este não tivesse deixado filhos, para gerar descendentes que herdariam o nome e a propriedade do irmão falecido. Isso é estipulado em Deuteronômio 25:5 a 10. A prática visava proteger a viúva e garantir a continuidade da linhagem familiar. No transcurso da história de Israel, este costume se ampliou.

Tanto ´goel´ quanto ´levir´ eram importantes nos costumes de Israel para garantir a proteção, provisão e continuidade das famílias.

3 – Temor e respeito

Ao saudar seus empregados com as palavras: “O Senhor seja convosco” – Rute 2.4 – Boaz não está apenas cumprimentando-os, mas reconhecendo a presença e a importância de Deus em sua vida e em seus negócios. Nós conhecemos este comportamento como ´temor de Deus´. Não é ter medo de Deus, mas ter sempre aquele espírito interior de reverência diante da Onisciência (Deus tudo sabe), Onipresença (Deus está em todo o lugar), Onividência (Deus tudo vê) e Onipotência (Deus tem todo o Poder).  Desde o antigo passado somos aconselhados pela sabedoria de Provérbios 3.5 e 6: “Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes (não se firme, não se apoie) no teu próprio entendimento (discernimento, inteligência, percepção). Reconhece-o (busque a vontade de Deus) em todos os teus caminhos (maneira de viver), e ele endireitará (dará retidão) as tuas veredas (modo de viver, passagem pela vida) .

Boaz mostra respeito por seus funcionários. Ele não os trata com superioridade arrogante, mas com amabilidade e dignidade. Isso é claro na resposta dos trabalhadores: “O Senhor te abençoe” – Rute 2.4. Eles retribuem o respeito, mostrando que há uma relação de reciprocidade, ou seja, respeitoso ao tratamento recebido. Patrões e empregados se valorizam mutuamente, criando um ambiente de trabalho positivo e harmonioso.

No Novo Testamento, nesta Dispensação da Graça, somos exortados aos mesmos princípios, conforme 6. 5 a 9 e Colossenses 3.22 até o 4.1.

II – O CARINHO DE BOAZ COM RUTE

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo isso, clique em CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!  

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir de nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • SENAMI (Secretária Nacional de Missões)  – Por meio de parceria auxiliamos o pastor/missionário Osvair Braga, família e sua equipe de missões na Venezuela;

CLIQUE AQUI  para ser nossa parceria e continuar consultando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada