Buscar no blog
16/08/2024
“Antes, dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes” – Tiago 4.6.
Devemos nos conservar humildes, confiando na justiça de Deus, pois Ele governa a todos, abatendo ou exaltando.
Rota 1.10-12, 16, 17, 19; 2.12-17
Ester 1
10 E, ao sétimo dia, estando já o coração do rei alegre do vinho, mandou a Meumã, Bizta, Harbona, Bigtá, Abagta, Zetar e a Carcas, os sete eunucos que serviram na presença do rei Assuero,
11 que introduzissem na presença do rei a rainha Vasti, com a coroa real, para mostrar aos povos e aos príncipes a sua formosura, porque era formosa à vista.
12 Porém a rainha Vasti decidiu vir conforme a palavra do rei, pela mão dos eunucos; pelo que o rei muito se enfureceu, e ardeu nele a sua ira.
16 Então, disse Memucã na presença do rei e dos príncipes: Não somente pecou contra o rei a rainha Vasti, mas também contra todos os príncipes e contra todos os povos que há em todas as províncias do rei Assuero.
17 Porque a notícia deste feito da rainha sairá a todas as mulheres, de modo que desprezarão a seus maridos aos seus olhos, quando se disser: Mandou o rei Assuero que introduzirissem à sua presença a rainha Vasti, porém ela não veio.
19 Se bem parecer ao rei, saia da sua parte um edito real, e escreva-se nas leis dos persas e dos medos, e não se revogue que Vasti não entre mais na presença do rei Assuero, e o rei dê o reino dela à sua companheira que seja melhor do que ela.
Ester 2
12 E, já chegando a vez de cada moça, para vir ao rei Assuero, depois que fora feito a cada uma segunda a lei das mulheres, por doze meses (porque assim se cumpriam os dias das suas purificações, seis meses com óleo de mirra e seis meses com especiarias e com as coisas para a purificação das mulheres),
13 desta maneira, pois, entrava a moça ao rei; tudo quanto ela desejava se lhe dava, para ir da casa das mulheres à casa do rei;
14 à tarde, entrou e, pela manhã, tornou-se à segunda casa das mulheres, debaixo da mão de Saasgaz, eunuco do rei, guarda das concubinas; não tornava mais ao rei, salvo se o rei a desejasse e fosse chamado por nome.
15 Chegando, pois, a vez de Ester, filha de Abiail, tio de Mardoqueu (que a tomara por sua filha), para ir ao rei, coisa não pediu, senão o que disse Hegai, eunuco do rei, guarda das mulheres; e alcançou Ester graça aos olhos de todos quantos a viam.
16 Assim, foi levada Ester ao rei Assuero, à casa real, no décimo mês, que é o mês de tebete, no sétimo ano do seu reinado.
17 E o rei amou a Ester mais do que a todas as mulheres, e ela alcançou perante ele graça e benevolência mais do que todas as virgens; e pôs a coroa real na sua cabeça e a fez rainha em lugar de Vasti
A paz do Senhor!
Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma será mencionada.
Hoje, veremos sobre a presciência de Deus, que conhece, antes, todos os eventos futuros. Salmos 115.3: “No céu está o nosso Deus e tudo faz como lhe agrada” – ARA. A soberania, o poder e presciência de Deus se revelam no livro de Ester.
Tem dois Assueros na Bíblia: o primeiro foi o pai de Dario, rei dos Medos, citado em Daniel 9.1.
O outro Assuero é este desta Lição, rei persa, que desposou a Ester. Trata-se do mesmo Xerxes, assim chamado pelos gregos. Sucedeu a seu pai Dareio Histaspes no ano 486 a. C. Sua mãe Atossa era filha de Ciro. Depois de quatro anos de preparação militar, levantou um exército imenso para invadir a Grécia, sendo derrotado com a sua grande esquadra naval por uma pequena frota grega em 480 a. C.
No ano seguinte foi derrotado na batalha de Platéia, tendo o seu exército comandado pelo general Mardônio, com grande mortandade, fracassando de vez a projetada invasão da Grécia.
No terceiro ano de seu governo, Assuero organizou um grandioso banquete para a nobreza e os líderes de todas as províncias. Esse evento durou impressionantes 180 dias e tinha como objetivo mostrar a magnificência do reino e a prosperidade que ele desfrutava. Esta exibição extravagante não apenas destacava a riqueza e o poder de Assuero, mas também servia para reforçar seu domínio sobre um império tão vasto e diversificado.
Durante esse período de festividades, Assuero discutiu com seus generais e conselheiros sobre uma expedição militar planejada contra a Grécia. Esse plano ambicioso culminou na famosa Batalha de Salamina, que, segundo o historiador grego Heródoto (484-425 a.C.), resultou em um grande fracasso para os persas. A derrota na Batalha de Salamina foi um golpe para o império persa e prejudicou seus esforços expansionistas na Grécia.
Enquanto o rei oferecia seu banquete público, Vasti organizava um banquete exclusivo para as mulheres do palácio. Este evento paralelo demonstrava o papel significativo das mulheres na corte persa, embora segregadas em suas próprias celebrações.
Antigos documentos gregos chamam a mulher de Xerxes de Amestris, provavelmente uma forma grega para Vasti. Vasti foi deposta em 484/483 a.C., mas ela é mencionada novamente em registros históricos antigos como a rainha mãe durante o reinado de seu filho, Artaxerxes, que sucedeu a Xerxes.
Xerxes tomou uma decisão apressada, bêbado, baseado apenas em sentimentos. Seu domínio próprio e sabedoria prática estavam enfraquecidos pela embriaguez. Más decisões são tomadas quando as pessoas não estão sóbrias. Fundamente suas decisões em pensamento cuidadoso, não em emoções precipitadas por impulsos do momento. Decisões impulsivas acarretam grandes complicações e perdas, às vezes, irreparáveis.
Para continuar lendo isso, clique em CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir de nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:
CLIQUE AQUI para ser nossa parceria e continuar consultando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada
Postado por ebd-comentada
Acesse os esboços por categorias