Buscar no blog
04/06/2019
Esse post é assinado por Eliel Goulart
“Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus, ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus.” – Romanos 3.25
Jesus Cristo executou, na cruz, o sacrifício perfeito, obtendo, por meio de seu sangue, e de uma vez por todas, a redenção eterna para todos os que creem nEle.
Levítico 1.1-3;2.1-3;3.1,2;7.1,2;1 João 2.1,2
Levítico 1.1-3
1 E chamou o Senhor a Moisés e falou com ele da tenda da congregação, dizendo:
2 Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: Quando alguém de vós oferecer oferta ao Senhor, oferecereis as vossas ofertas de gado, de vacas e de ovelhas.
3 Se a oferta for holocausto de gado, oferecerá macho sem mancha; à porta da tenda da congregação a oferecerá, de sua própria vontade, perante o Senhor.
Levítico 2. 1-3
1 E, quando alguma pessoa oferecer oferta de manjares ao Senhor, a sua oferta será de flor de farinha; nela, deitará azeite e porá o incenso sobre ela.
2 E a trará aos filhos de Arão, os sacerdotes, um dos quais tomará dela um punhado da flor da farinha e do seu azeite com todo o seu incenso; e o sacerdote queimará este memorial sobre o altar; oferta queimada é, de cheiro suave ao Senhor.
3 E o que sobejar da oferta de manjares será de Arão e de seus filhos; coisa santíssima é, de ofertas queimadas ao Senhor.
Levítico 3.1,2
1 E, se a sua oferta for sacrifício pacífico, se a oferecer de gado macho ou fêmea, a oferecerá sem mancha diante do Senhor.
2 E porá a sua mão sobre a cabeça da sua oferta e a degolará diante da porta da tenda da congregação; e os filhos de Arão, os sacerdotes, espargirão o sangue sobre o altar, em roda.
Levítico 7.1,2
1 E esta é a lei da expiação da culpa; coisa santíssima é.
2 No lugar onde degolam o holocausto, degolarão a oferta pela expiação da culpa, e o seu sangue se espargirá sobre o altar em redor.
I João 2.1,2
1 Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o Justo.
2E ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.
A paz do Senhor!
Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.
O sistema de sacrifícios levíticos tinha duas finalidades:
1 – expiação;
2 – gratidão.
Expiação dos pecados e gratidão pelos benefícios.
As ofertas eram:
1 – oferta do holocausto;
2 – oferta de manjares;
3 – oferta pacífica.
Vamos aprender juntos sobre cada uma destas ofertas, especialmente sobre o Dia da Expiação.
O livro de Levítico dedica os capítulos 1º ao 7 completamente para tratar das cinco ofertas com suas variantes: 1 – o holocausto; 2 – a oferta de manjares; 3 – oferta pacífica; 4 – oferta pelo pecado; 5 – oferta pela culpa.
Sendo as três primeiras voluntárias e as duas últimas, obrigatórias por pecado cometido com culpa (sem intenção) ou dolo (com intenção de transgredir).
Todo o ritual de cada oferta aponta para o Senhor Jesus e Sua obra de expiação no Calvário, exclamando o “Está consumado”, trazendo-nos grande e suficiente redenção eterna.
A oferta de holocausto era também chamada de oferta queimada.
Do hebraico olah, (pronuncia-se o-law) e tem a definição curta de ´aquilo que sobe´. A oferta era inteiramente consumida e como que subindo na fumaça.
No Novo Testamento (com três ocorrências: Marcos 12.33, Hebreus 10.6 e 8), holokautõma, literalmente esta palavra grega significa ´oferta completamente queimada´. (Strong).
Era um meio pelo qual o ofertante tributava a Deus Todo Poderoso, Criador bendito, a adoração, que é o primeiro dever de todo crente e toda criatura.
O pecado faz separação entre Deus e o homem.
Isaías 59.2 – “Mas as vossas iniquidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus, e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.”
O holocausto, como oferta queimada, e queimada inteiramente, pois nada dele servia para alimento, enfim, o fogo consumia por completo o sacrifício, e então efetuava-se a reconciliação entre Deus e o ofertante, separado da comunhão por causa de seu pecado, e agora aproximado de Seu Criador.
O animal trazido deveria ser macho, sem defeito, sem mancha – touro, cordeiro, cabra, pombo ou rola, conforme as condições de recursos do adorador (leia Levítico 1.2, 10 e 14) – e era trazido até a porta da congregação – Levítico 1.3.
O ofertante punha a mão sobre a cabeça da oferta, sabendo que este animal era reputado como pecador, apesar de nenhuma transgressão deliberada ter cometido, e substituiria o pecador real, sendo ali degolado imediatamente – Levítico 1. 4 a 9.
Os sacerdotes lavavam as partes internas do animal antes de pô-lo no Altar de Bronze. A pele não era consumida e nem as entranhas com os resíduos.
Números 28.3 e 4 – “…Esta é a oferta queimada que oferecereis ao Senhor… em contínuo holocausto. Um cordeiro sacrificarás pela manhã e o outro cordeiro sacrificará de tarde.”
Observem que a oferta é diária e contínua.
Hoje, a dedicação de nossa vida ao Senhor é diária e contínua.
Levítico 6.13 – “O fogo arderá continuamente sobre o altar, não se apagará.”
A oferta queimada por inteiro nos fala da nossa:
1 – dedicação;
2 – adoração;
3 – entrega plena;
4 – consagração a Deus diariamente.
Pastor Eliel Goulart
Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUIe escolha um dos nossos planos!
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:
CLIQUE AQUIpara ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada
Postado por ebd-comentada
Acesse os esboços por categorias