Buscar no blog

CPAD Adultos – 2º Trimestre 2024 – 28-04-2024 – Lição 4 – Como se conduzir na caminhada

27/04/2024

Este post foi assinado por Eliel Goulart

TEXTO ÁUREO

“Andai com sabedoria para com os que são de fora, remindo o tempo” – Colossenses 4.5

VERDADE PRÁTICA

A jornada para o Céu deve ser feita com prudência e sabedoria num contexto de oposição a nossa maneira de viver.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Efésios 5.15 a 17 

15 – Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, 

16 – remindo o tempo, porquanto os dias são maus. 

17 – Pelo que não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma será mencionada.

I – O PADRÃO DE CONDUTA NA CAMINHADA CRISTÃ

1 – Jesus como nosso padrão de conduta

Quando falamos de Jesus como nosso padrão de conduta, queremos dizer que Elé é o nosso modelo fundamental que nos orienta e inspira em todas as nossas ações e decisões.

João 13.15: “Porque eu vos dei exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também”.

Exemplo – substantivo grego hupodeigma, ´modelo´, ´padrão´, ´algo a ser imitado´. Ocorre por 6 (seis) vezes no Novo Testamento. Ao imitarmos a conduta do Senhor Jesus, não é exatamente fazer o que Ele fez por nós, é imitar aplicando o mesmo princípio de amor, em todas as diversas circunstâncias que experimentamos nesta vida.

O Senhor Jesus é o nosso padrão, nosso exemplo, nosso modelo no exercício da graça, da humildade, da mansidão, da paciência, da obediência, da submissão e do amor.

2 – Fazendo a vontade de Deus

Sabemos que há aspectos da vida do Senhor Jesus aos quais não podemos imitá-Lo. Por exemplo, no Seu conhecimento, nas Suas obras poderosas e na Sua perfeição. Mas, podemos imitar o Seu exemplo quanto à Sua consagração à vontade do Pai.

Ele veio para submeter-se à vontade Daquele que O enviou e não agradou a Si mesmo. Este mesmo princípio está diante de nós para ser o nosso padrão de conduta cristã. Sim, fez a plena vontade de Deus em Sua humildade e submissão. Este exemplo do Senhor Jesus é difícil, então Ele não somente ensinou como também praticou. Espera-se de nós, crentes e discípulos de Jesus, não exatamente um cumprimento literal, mas o esforço sincero, a intenção santa desde o interior do nosso ser, de seguir o exemplo do princípio espiritual de Cristo.

Fazendo a vontade de Deus, imitaremos a pureza pessoal do Senhor Jesus. Ele andou por este mundo pecaminoso, conviveu livremente com homens pecadores, e ainda assim nunca foi contaminado por estes contatos. Qual lírio que nasce no meio de um charco (brejo) mas não mancha a sua pureza. Cantares 2.1: “Eu sou a rosa de Saron, o lírio dos vales…”.  

3 – Uma vida cristã bem-sucedida

Filipenses 2.5: “De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus”. Parafraseando, diríamos assim: Em seus relacionamentos uns com os outros, tenham a mesma mentalidade de Cristo Jesus. 

Para uma vida cristã bem-sucedida, devemos ter a mesma conduta que o Senhor Jesus teve quando peregrinou entre nós. A mentalidade do amor perfeito que se expressou em perfeita humildade.

Ter o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus é a única cura para os nossos desafios de união, de comunhão e de submissão.  A desunião resulta da exaltação própria. De termos o nosso ´eu´ muito elevado em consideração. Todas as nossas condutas egoístas se desfazem quando discernimos a presença onisciente de Cristo e o exemplo de Cristo.

Um pastor impactou a igreja a qual dirigia, nos idos do final do Século XIX, na cidade de Raymond, nos Estados Unidos, quando então vivia uma vida sem contratempos e muito confortável, até o dia em que um homem pobre e por demais necessitado começou a frequentar os cultos. A frequência dessa pessoa o fez refletir e questionar os seus valores e modo como estava a viver, pondo diante de si a pergunta: “Em meus passos, que faria Jesus? “, desafiando a Igreja a não tomar nenhuma atitude antes de se perguntar: O que faria Jesus? O que foi descrito depois disso, foi um despertamento que moveu a cidade. Outro pastor, Charles Sheldon, escreveu um livro com este título e influenciado por esta história, “Em seus passos o que faria Jesus? “. Tornou-se o segundo livro mais vendido em seus dias, depois da Bíblia.

II – FAZENDO A CAMINHADA COM PRUDÊNCIA E SABEDORIA

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboç o CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!  

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir de nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • SENAMI (Secretária Nacional de Missões)  – Através de parceria auxiliamos o pastor/missionário Osvair Braga, família e sua equipe de missões na Venezuela;

CLIQUE AQUI  para ser nossa parceria e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada