Buscar no blog
27/05/2023
“Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará”. – Gálatas 6.7
Tudo o que os membros da família plantarem colherão. Essa é uma lei universal de Deus que pode ser constatada na própria natureza.
2 Samuel 3.2-5; 5.13-15; 12.10-13a
2 Samuel 3
2 – E a Davi nasceram filhos em Hebrom; foi o seu primogênito Amnonm, de Ainoã, a jezreelita;
3 – e seu segundo, Quleabe, de Abigail, mulher de Nabal, o carmelita; e o terceiro, Absalão, filho de Maaca, filha de Talmai, rei de Gesur;
4 – e o quarto, Adonias, filho de Hagite; e o quinto, Sefatias, filho de Abital,
5 – e o sexto, Itreão, de Eglá, também mulher de Davi; estes nasceram a Davi em Hebrom.
2 Samuel 5
13 – E tomou Davi mais concubinas e mulheres de Jerusalém, depois que viera de Hebrom; e nasceram a Davi mais filhos e filhas.
14 – E estes são os nomes dos qu elhe nasceram em Jerusalém: Samua, e Sobabe, e Natã, e Salomão,
15 – e Ibar, e Elisua, e Nefeque, e Jafia,
16 – e Elisama, e Eliada, e Elifete.
2 Samuel 12
10 – Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezastes e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para que te seja por mulher.
11 – Assim diz o SENHOR: Eis que suscitarei da tua mesma casa o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres perante os teus olhos, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com tuas mulheres perante este sol.
12 – Porque tu o fizeste em oculto, mas eu farei este negócio perante todo o Israel e perante o sol.
13 – Então disse Davi a Natã: Pequei contra o Senhor […].
A paz do Senhor!
Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.
O Senhor Jesus disse em Mateus 5.48: “Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai, que está nos céus”. O adjetivo grego téleios é a origem da tradução da palavra ´perfeito´, que ocorre por 19 (dezenove) vezes no Novo Testamento, com o sentido de algo que alcançou o estágio final, de algo completo porque concluído, de algo consumado ao cumprir todo o processo necessário. Também tem o significado de ´maduro´, e em nós, homens, implica crescimento, numa comparação de homens na maturidade em contraste com bebês. Em Deus a perfeição não é algo alcançado, pois Ele é eterno. Deus é perfeito eternamente. E nós nos aproximamos da perfeição Dele participando da natureza divina em Cristo Jesus – I Pedro 1.4: “…para que por elas fiqueis participantes da natureza divina…”. Somente Deus é perfeito, no sentido absoluto. Nós podemos buscar a perfeição, porém, no sentido relativo de viver na área da perfeição. A perfeição do crente é comparativa e não absoluta. A nossa perfeição em Cristo é do tipo de excelência que deve diferenciar o discípulo do Senhor Jesus dos mundanos. Porque mais deve ser esperado dos seguidores de Cristo do que de quem não serve ao Senhor. E, pelas bênçãos que seguem a salvação, mais será encontrado num filho de Deus.
No Antigo Testamento, a palavra ´perfeito´ é o adjetivo hebraico tamim com o sentido de irrepreensível, íntegro, reto. Ocorre por 91 vezes. A primeira vez que esta palavra ocorre, está em Gênesis 6.9, referindo a Noé: “Noé era varão justo e reto em suas gerações; Noé andava com Deus”. Em Gênesis 17.1 há um imperativo divino a Abraão: “Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o Senhor a Abrão e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda em minha presença e sê perfeito”. Andar aqui tem a ideia de progresso, buscando o crescimento espiritual e moral. Andar continuamente diante do Senhor. O comando “Anda em minha presença e sê perfeito”, é o de viver uma vida na busca contínua de agradar a Deus, sob o ponto de vista de Deus.
Assim compreendido, a família perfeita é aquela com a disposição de agradar a Deus, de cumprir a vontade de Deus, sempre buscando o perdão dos pecados, até porque não há família perfeita no sentido absoluto, mas há família em busca da perfeição em Cristo Jesus, que segue sempre pronta em busca da santificação.
Davi foi ungido por três vezes. A primeira vez em em casa de seu pai, Jessé – I Samuel 16.13: “Então, Samuel tomou o vaso de azeite e ungiu-o no meio dos seus irmãos; e, desde aquele dia em diante, o Espírito do Senhor se apoderou de Davi.”. A segunda vez, em Hebrom pela tribo de Judá – II Samuel 2.4: “Então, vieram os homens de Judá e ungiram ali a Davi rei sobre a casa de Judá”. E a terceira vez, ungido pelos anciãos de Israel, conforme II Samuel 5.3: “Assim, pois, todos os anciãos de Israel vieram ao rei, a Hebrom; e o rei Davi fez com eles aliança em Hebrom, perante o Senhor; e ungiram Davi rei sobre Israel”.
A primeira unção foi de nomeação por Deus.
A segunda unção foi de aceitação.
A terceira unção foi de confirmação.
A primeira vez que alguém foi designado como homem de Deus, na Bíblia, está registrado em Deuteronômio 33.1, referindo-se a Moisés. A frase se explica pela contrapartida de Deuteronômio 34.5, onde Moisés é chamado de ´servo do Senhor´. Portanto, sobretudo, um homem de Deus é antes e primeiramente, um servo do Senhor. Pela Bíblia, entende-se um homem de Deus, o servo com inspiração e revelação do Senhor. Davi foi chamado de homem de Deus, em II Crônicas 8.14.
Sete homens são assim chamados em toda a Escritura Sagrada:
1 – Moisés – Deuteronômio 33.1;
2 – Semaías – I Reis 12.22;
3 – Elias – I Reis 17.18;
4 – Eliseu – II Reis 4.7;
5 – Davi – II Crônicas 8.14;
6 – Jigdalias – Jeremias 35.4;
7 – Timóteo – I Timóteo 6.11.
Há estimativa de estudiosos da Bíblia, de que o rei Davi, provavelmente, teve mais de 50 filhos, haja vista que I Crônicas capítulo 3 relaciona o nome de vinte, e acrescenta no versículo 9: “afora os filhos das concubinas”. Outro registro que nos diz de sua grande prole é I Crônicas 14.3: “E Davi tomou ainda mais mulheres em Jerusalém; e gerou Davi ainda mais filhos e filhas”.
Com família tão grande, a probabilidade de minar a paz e a unidade dela, estava sempre à porta da casa de Davi. Aprendemos a lição de que a poligamia está realmente fora do ideal de Deus, que é a de um homem para uma mulher. E a história da grande família de Davi enfatiza a tendência de que, tal prática, é completa e irremediavelmente ruim.
Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:
CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada
Postado por ebd-comentada
Acesse os esboços por categorias