Buscar no blog
18/06/2021
Este post é assinado por Eliel Goulart
“Porque os que servirem bem como diáconos adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus”. – I Timóteo 3.13
Embora o diaconato seja um ministério específico, a diaconia é uma missão de todo o crente.
I Timóteo 3.8-13
8 – Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância,
9 – guardando o mistério da fé em uma pura consciência.
10 – E também estes sejam primeiro provados, depois sirvam, se forem irrepreensíveis.
11 – Da mesma sorte as mulheres sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo.
12 – Os diáconos sejam maridos de uma mulher e governem bem seus filhos e suas próprias casas.
13 – Porque os que servirem bem como diáconos adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus.
A paz do Senhor!
Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.
Nesta lição, vamos aprender sobre a função do diácono. O oficial que serve na igreja local, ordenado para atender as demandas materiais da congregação.
Esta lição é importante também para desmitificar o conceito tão errado de que o diaconato seria o primeiro degrau de uma carreira eclesiástica.
Veremos que o Senhor Jesus serviu com ênfase na diaconia.
Conforme nos informa o Léxico Grego de Thayer, a origem da palavra ´diácono´ é de ordem incerta. De modo interessante, ele nos traz algo curioso quanto à raiz desta palavra no grego: “alguém que levanta poeira ao apressar-se”. E este registro combina com o de Strong, que também ensina que a raiz diakon_ estaria conectada com o verbo dioko, que significa apressar. Strong ainda diz que significava alguém que, ao apressar-se para executar uma tarefa, levantava poeira, por causa da movimentação ligeira.
No Novo Testamento, trata-se do termo diakonos, com o sentido de ´servo´, e Strong conclui: qualquer um que executa qualquer serviço. E Thayer ressalta: que executa serviço sob ordens de alguém.
No Novo Testamento, quanto ao uso eclesiástico da palavra, diakonos é o homem, que em razão do ofício ao qual é ordenado na igreja local, serve às questões materiais e espirituais.
Filipenses 2.5 a 7: “De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens”.
“Tomando a forma de servo”. O Senhor Jesus em sua diaconia, ou seja, em seus serviços a favor de todos nós, assumiu a natureza de servo, ou seja, doulos, propriamente, assumiu o serviço de ´escravo´. Ele desistiu de seus privilégios reais, esvaziou-se a Si mesmo, Ele se fez nada, tomando a forma de escravo. Despojou-se de Sua glória, tendo assumido a forma de um escravo.
Hoje, a palavra ´servo´ não mais nos transmite o grau de degradação que significava nos séculos passados. O Senhor Jesus dignificou tal serviço quando Se fez servo. Hoje, temos por honroso servir na vida da Igreja. Há muitas lições, profundas e maravilhosas, nestes versículos de Filipenses capítulo 2, porém, o foco principal aqui é a ´humildade´. O serviço humilde executado no espírito interior de humildade. Cristo é o exemplo de quem devemos seguir as pisadas.
De todos os nomes que um crente pode usar, não há nenhum outro que o coloque tão perto de seu Senhor, como este – um servo de Deus.
A diaconia de Cristo nos ensina que ao revestir-nos de humildade, Ele nos reveste de poder.
Mateus 10.43 a 45: “Mas entre vós não será assim; antes, qualquer que, entre vós, quiser ser grande será vosso serviçal. E qualquer que, dentre vós, quiser ser o primeiro será servo de todos. Porque o Filho do Homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos”.
O pedido de Tiago e João de assentar-se à direita e à esquerda do Senhor Jesus indicava que eles queriam receber mais honra no Reino de Deus do que os demais apóstolos. O Senhor Jesus explicou a ambos que tal prerrogativa seria dada àqueles que estivessem preparados para recebê-las.
Os outros discípulos ficaram indignados contra Tiago e João. Então o Senhor Jesus ensinou-os sobre o que é, verdadeiramente, ser grande.
Para o crente em Jesus ser verdadeiramente grande, ele deve ser um serviçal. “Qualquer que, entre vós, quiser ser grande será vosso serviçal.”
Deve ser um diácono. Um servidor geral. Para o Senhor Jesus o poder maior é a diaconia. É servir. O relacionamento e a comunhão entre os irmãos se configuram em relacionamentos igualitários. A questão é o de exercitar um cargo, mas o modo como o exercitamos. A questão é o que o crente faz com a oportunidade que lhe é dada na vida da igreja. E o Senhor Jesus nos manda que entre nós não será como é no mundo. O primeiro é o servo, o diácono, o serviçal de todos. O modo de exercitar o cargo é o do amor sacrifical. É que o cargo se centraliza na disponibilidade em servir o próximo.
Pastor Eliel Goulart
Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:
CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada
Postado por ebd-comentada
Acesse os esboços por categorias