Buscar no blog
17/01/2019
Este post é assinado por Eliel Goulart
“E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o diabo e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.” – Apocalipse 12.9
Os demônios são os anjos decaídos que se rebelaram contra Deus seguindo o seu maioral, Satanás.
Apocalipse 12.7-10
7 E houve batalha no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão; e batalhavam o dragão e os seus anjos,
8 mas não prevaleceram; nem mais o seu lugar se achou nos céus.
9 E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o diabo e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.
10 E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora chegada está a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derribado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite.
A paz do Senhor!
Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.
Quando se estuda a Doutrina dos Anjos, ou também conhecida como Angelologia, está incluído o estudo sobre Satanás, os anjos caídos e os demônios.
Na parte do assunto de Satanás, estuda-se sobre sua existência, natureza, posição, habitação atual, obra e o seu destino. Estuda-se também sobre os anjos caídos: os títulos dados aos anjos maus, as duas divisões de anjos caídos, a participação deles na rebelião contra Deus e qual o destino deles.
E também aprende-se na divisão da Angelologia, ou seja, a Demonologia, sobre a outra classe de espíritos maus: os demônios e sua existência, natureza e atividades.
Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais – https://ebdcomentada.com
Os anjos caídos são aqueles que não guardaram o seu principado, conforme Judas versículo 6.
São espíritos enganadores, desobedientes, imundos, malignos e perversos.
Referências bíblicas: Apocalipse 16.13 e 14 – Efésios 2.2 – I Pedro 3.20 – Marcos 9.25 – Salmo 78.49 – Mateus 12.45.
Entendemos que um terço dos anjos do céu aliou-se a Satanás em sua rebelião contra Deus.
Apocalipse 12.4 – “E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu e lanço-as sobre a terra.”
Eles são os anjos caídos. Eles se constituem da minoria infiel. E entre eles há outra divisão:
– os que ainda estão livres. Andando pela face da terra, maltratando as pessoas e opondo-se à obra de Deus, além de outras maldades.
Estes anjos maus vagueiam por três lugares, segundo as Escrituras: inferno – II Pedro 2.4 – na terra e nos ares – João 12.31 – João 14.30 – II Coríntios 4.4.
– os que estão presos. São malignos que se encontram aprisionados por Deus.
II Pedro 2.4 – “Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno (tártaro – esta não é uma palavra comum usada para inferno, como as outras hades e geena. Encontra-se somente aqui. Léxico Grego de Thayer explica-se que a ideia é um lugar subterrâneo, escuro, um lugar de punição. Anotação nossa), os entregou às cadeias (abismos – ARA) da escuridão, ficando reservados para o Juízo.”
Juntaram-se originalmente a Satanás em sua rebelião de tentativa de usurpação contra o Trono de Deus – Isaías 14.12 a 14 e Apocalipse 12.4. Se no antigo passado dos tempos eternos, foram contra o plano de Deus e aliaram-se a Satanás para tentar executar o plano dele, hoje continuam maus:
1 – em batalha constantes contra os santos de Deus – Efésios 6.12 – “Porque não temos de lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.”
2 – disseminando falsas doutrinas – I Timóteo 4.1 – “Mas o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrina de demônios.”
Disseminando falsas doutrinas com dois objetivos malignos:
A – afastar o perdido da salvação em Cristo – Cristo como Salvador;
B – afastar o salvo da santificação – Cristo como Senhor.
O destino final deles já está sentenciado, pois serão julgados por Cristo e a Sua Igreja e, em seguida, lançados no lago de fogo para toda a eternidade.
I Coríntios 6.3 – “Não sabeis vós que haveis de julgar os anjos?”
Mateus 25.41 – “Então, dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos.”
Sobre os demônios, vou expor resumidamente no subtópico 3 deste Tópico I.
Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais – https://ebdcomentada.com
Leia Isaías 14.12 a 15 e Ezequiel 28.12 a 19.
Apesar de estas palavras de Ezequiel 28 terem sido dirigidas ao rei de Tiro, elas abrangem a Satanás, o incitador do pecado do rei de Tiro. É certo que este nunca esteve no Éden, nem outro homem jamais esteve desde a expulsão de Adão de lá.
O Éden referido neste trecho bíblico existia antes do Éden de Adão. Um é descrito pela beleza mineral. Outro é descrito pela beleza vegetal. Satanás esteve no Éden mencionado aqui em Ezequiel 28.13 e como querubim ungido com autoridade e por nomeação e vontade divinas – o versículo 14 diz: “e te estabeleci”. O versículo 15: “Perfeito eras nos teus caminhos desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti”, não pode ser aplicado a homem algum sem conflitar com o restante das Escrituras. Haja vista que desde a Queda todos os homens são concebidos em pecado e concebidos em iniquidade.
Entendemos pela leitura destas duas referências bíblicas citadas no início deste subtópico que as Escrituras ensinam que o Satanás foi criado perfeito em seus caminhos, como criatura de grande beleza – “sinete da perfeição”, ou seja, a simetria, as medidas perfeitas – com exaltada posição e oportunidade honrosa. Porém, como resultado do pecado de orgulho pela sua própria superioridade, ele tentou trazer para si a adoração devida com eterna exclusividade a Deus, e a sentença de seu pecado iniciou com o seu rebaixamento:
1 – como pessoa;
2 – da posição;
3 – do poder.
Assim caído, “a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu” – Apocalipse 12.4 – e foram lançados sobre a terra.
Sobre a expulsão do querubim ungido, assim comenta Myer Pearlman (1898-1943): “A carreira de Satanás está em descensão sempre. No princípio foi expulso do céu. Durante a Tribulação será lançado da esfera celeste à terra – Apocalipse 12.9. Durante o Milênio será aprisionado no abismo, e depois de mil anos, será lançado ao lago de fogo – Apocalipse 20.10. Dessa maneira a Palavra de Deus nos assegura a derrota final do mal.”
Pastor Eliel Goulart
Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:
CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada
Postado por ebd-comentada
Acesse os esboços por categorias