Buscar no blog

Betel Adultos – 4º Trimestre 2022 – 02-10-2022 – Lição 1 – As raízes do Pentecostalismo no Brasil

01/10/2022

Este post é assinado por Leonardo Novais de Oliveira

TEXTO ÁUREO

Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Mateus 28.19

TEXTOS DE REFERÊNCIA

João 14.16-18,26 

16.E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre, 

17.o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco e estará em vós. 

18.Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós. 

26.Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

  • Mostrar a relevância do Pentecostalismo na Igreja. 
  • Apresentar a origem do Movimento Pentecostal. 
  • Falar sobre a chegada do Pentecostalismo no Brasil.

INTRODUÇÃO

Olá, irmãos. Paz do Senhor.

Chegamos ao último trimestre do ano de 2022 com alegria e saúde e temos vários motivos para celebrar ao Senhor e agradecê-lo por ter nos sustentado até aqui.

Desejamos que este trimestre seja uma benção na vida de todos vocês e que também sejam bençãos na vida de seus alunos.

Quando um trimestre se inicia, temos por hábito lembrar-lhes que criamos um curso de capacitação e aperfeiçoamento para professores de EBD cujo nome é COMO PREPARAR E MINISTRAR UMA AULA DE EBD IMPACTANTE.

Neste curso abordamos assuntos como:

  • O chamado.
  • A importância da graça para um professor de EBD.
  • A importância do estudo.
  • A dedicação ao ensino.
  • Como utilizar a revista da EBD.
  • O processo de comunicação, dentre outros.

Você pode conhecer o curso através do link abaixo.

https://ebdcomentada.gpages.com.br/landing-do-curso-ebd-impactante/

Também fazemos menção do grupo de Whatsapp criado para auxiliar aqueles que se dedicam à nobre tarefa do ensino bíblico.

Você pode fazer parte clicando no link abaixo.

https://chat.whatsapp.com/BQgs04aUvYy9jDq22AxGXe

O assunto escolhido pela Editora Betel é de extrema importância para a Igreja Assembleia de Deus no Brasil e no mundo e deve fazer parte do conhecimento de todos aqueles que acreditam no batismo com o Espírito Santo e nos dons espirituais.

Quando nos dedicamos ao estudo da história do Pentecostalismo, ou seja, de como os fatos realmente aconteceram, começamos a compreender como Deus foi bondoso para conosco conduzindo homens e mulheres para fazer com que a chama do que está descrito no livro de Atos continue alcançando os cristãos.

“Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra”. (At 1.8 – ARC)

A promessa do derramamento do Espírito Santo é bíblica, bem como a Doutrina Pentecostal e é fundamental que conheçamos as bases do Movimento Pentecostal para que saibamos distinguir o que é este movimento.

“E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas, naqueles dias, derramarei o meu Espírito”. (Jl 2.28,29 – ARC)

A Doutrina Pentecostal ensina que parte desta profecia foi cumprida no dia do Pentecostes.

“Cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; e, de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem”. (At 2.1-4 – ARC)

A partir deste acontecimento, passaram-se quase 2 mil anos e muito do que foi vivenciado por homens e mulheres ao redor do mundo, por algum motivo foi esquecido ou não foi propagado para a grande parte dos cristãos pentecostais pelo mundo.

Sendo assim, trataremos de estudar esta belíssima história ao longo deste trimestre.

1 – O PENTECOSTALISMO

Estudar sobre o Pentecostalismo deve ser um dos alvos de todos os cristãos, haja vista, fazer parte da história do Evangelho no Brasil e no mundo.

Saber de onde vem este nome, quais foram os cenários onde a efusão do Espírito Santo atuou e quem são os responsáveis pela propagação desta mensagem, faz com que confirmemos que o Senhor sempre desejou manter acesso o que começou no dia do Pentecostes em Jerusalém e foi descrito no livro de Atos.

O “Pentecostes” vem do grego pentēkostḗ, que significa “quinquagésimo”. A origem dessa festa é baseada em uma antiga tradição hebraica, chamada Shavuoth, que significa “Semanas”. Era uma celebração de agradecimento a Deus pela colheita realizada pelos judeus cinquenta dias após a Páscoa. A data também homenageia a memória do dia em que Moisés recebeu as Tábuas com as Leis Sagradas, conhecidas por Torah. Essa festa reunia em Jerusalém multidões de judeus vindos de vários países.

Para os cristãos, este termo deriva-se da descida do Espírito Santo no Dia do Pentecostes (At 2).

A busca pelo conhecimento sempre foi algo importante para aqueles que desejam crescer e tornar-se apto para conversar com outras pessoas sobre os mais diversos assuntos e isto envolve todas as áreas de nossa vida.

O mundo vive um período estranho, no qual as informações obtidas através das redes sociais conseguem influenciar mais do que as que estão escritas em livros ou nos anais da história e isto é extremamente preocupante.

Sendo assim, nossa fonte de pesquisa precisa ser ampliada, saindo das “fronteiras” das redes sociais e avançando para os livros.

Existem duas frases marcantes sobre a importância da leitura que nos ajudam a perceber a grandiosidade deste ato.

“A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde”. (André Maurois).

“Ler um livro é para o bom leitor conhecer a pessoa e o modo de pensar de alguém que lhe é estranho. É procurar compreendê-lo e, sempre que possível, fazer dele um amigo”. (Hermann Hesse)

Adquirir o hábito de leitura não só é importante, mas fundamental para o desenvolvimento de uma vida saudável, porém, os crentes do segmento pentecostal nunca foram conhecidos por sua avidez em ler e já está na hora de mudarmos esta percepção.

Abaixo estão dois livros importantes para compreender a história do Pentecostalismo.

  • História do Movimento Pentecostal no Brasil (Isael de Araújo). 
  • Breve história do Movimento Pentecostal (José de Oliveira).

1.1 – O termo Pentecostalismo

Este termo alcançou grande proporção ao redor do mundo e já está descrito até mesmo nos dicionários convencionais.

De acordo com o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a palavra tem o seguinte significado.

Movimento religioso protestante, com início nos Estados Unidos da América no início do século XX, que atribui grande relevo ao Espírito Santo. = PENTECOSTISMO

No Dicionário online de Português temos a seguinte definição:

Crença religiosa baseada em atributos espirituais referidos no Novo Testamento, como, por exemplo, falar línguas desconhecidas; pentecostismo.

O Portal São Francisco, site que oferece informações sobre diversos assuntos nos traz as seguintes informações.

Grupos religiosos cristãos, originário no seio do protestantismo baseando na crença na presença do Espírito Santo na vida do crente através de sinais, denominados por estes como dons do Espírito Santo, tais como falar em línguas estranhas (glossolalia), curas, milagres, visões etc. 

Pentecostalismo é como se chama a doutrina de grupos religiosos cristãos, originários do seio do protestantismo, que se baseia na crença do poder do Espírito Santo na vida do crente após o Batismo do Espírito Santo, através dos dons do Espírito Santo, começando com o dom de línguas (glossolalia). 

O pentecostalismo é o movimento que mais influencia, hoje, as manifestações de religiosidade em muitas partes do mundo.

É possível observar que o Pentecostalismo influenciou e continua influenciando diversos períodos na história mundial, sendo reconhecido como um aspecto importante da história da religião, tendo sido estudado em dissertações de mestrado e teses de doutorado.

Existem vários estudiosos do Pentecostalismo que nos proporcionam amplo conhecimento sobre este assunto. Dentre eles podemos citar.

O historiador e escritor Isael de Araújo traz um comentário importante a respeito deste assunto:

“O movimento pentecostal no Brasil é considerado um dos maiores em todo o mundo. A obra do Espírito Santo tem alcançado imenso êxito em terras brasileiras. Em todo o tempo e em todas as partes do país tem havido servos e servos do Senhor prontos a obedecerem a Palavra de Deus e com os seus corações abertos à operação maravilhosa do Espírito por meio do seu batismo como falar em línguas estranhas e dos seus dons espirituais. Por  meio  da  obra  do  Espírito  Santo  na  Igreja  do  Senhor,  milhões  de  pessoas  têm  sido alcançados pelo evangelho de Jesus fazendo com que o segmento pentecostal seja a maior parte dos  evangélicos  brasileiros.  Também,  por  meio  do  poder  do  Espírito,  homens  e  mulheres  têm sido  fortalecidos  para  enfrentar  perigos,  perseguições,  lutas  e  desafios  na  realização  de  seus ministérios.  São  incontáveis  os  testemunhos  de  milagres,  curas  e  maravilhas  operados  entre  o povo pentecostal. Entretanto,  a  obra  do  Espírito  Santo  em  nosso  país  não  somente  se  resume  às  bênçãos espirituais  para  os  crentes.  Mas  também  tem  significado  todos  os  movimentos  e  atuações  dos crentes nas áreas da oração, consagração, santificação, adoração, evangelização e missões”. 

É importante mencionarmos que existem alguns depoimentos sobre a ação do Espírito Santo no Brasil antes que o Movimento Pentecostal fosse deflagrado, como é o caso da comunidade dos Muckers, no Sul do país; de Agostinho José Pereira, fundador da Igreja Divino Mestre; Miguel Ferreira, fundador da Igreja Evangélica Brasileira; dentre outros e isto nos mostra que o Senhor, que agiu poderosamente no Dia do Pentecostes, continua batizando seus filhos e distribuindo dons espirituais.

1.2 – O Movimento Pentecostal

O Movimento Pentecostal é um movimento religioso com base no que acredita o Pentecostalismo, ou seja, baseado na crença de que o batismo no Espírito Santo é real e não foi extinto após o início da Igreja e que os dons espirituais estão vívidos em nossos dias.

O Movimento Pentecostal é organizado e existem várias vertentes que alcançaram o mundo através de seus representantes eclesiásticos.

Segundo  o  sociólogo  Ricardo  Mariano,  em  seu  livro Neopentecostais – sociologia   do   novo   pentecostalismo   no   Brasil (1999),   existiram ramificações do Pentecostalismo e isto foi influenciado pelas igrejas estrangeiras.

“O  pentecostalismo  brasileiro  nunca  foi  homogêneo.  Desde  o  início,  conteve  diferenças  internas.  Congregação Cristã e Assembleia de Deus, as duas primeiras igrejas pentecostais fundadas no Brasil, a primeira em 1910, a segunda em 1911, sempre apresentaram claras distinções eclesiásticas e doutrinárias, que, com o passar do tempo, geraram formas  e  estratégias  evangelísticas  e  de  inserção  social  bem  distintas.  Na  década  de  50,  com  a  chegada  dos missionários da Cruzada Nacional de Evangelização, vinculados à Igreja do Evangelho Quadrangular, teve início a fragmentação  denominacional  do  pentecostalismo,  diversificação  institucional  que  repercutiu  igualmente  em  suas ênfases doutrinárias e inovações proselitistas.” (MARIANO, p. 23.)

Por este e outros motivos, surgiu o Movimento Pentecostal, que abarcou as igrejas que possuíam um mesmo posicionamento teológico, sendo a maior delas a Assembleia de Deus.

As Assembleias de Deus, em suas principais vertentes (Missão e Madureira), tem se esforçado para que os crentes pentecostais estejam respaldados pela Palavra de Deus e tenham acesso a bons livros e ambas possuem editoras que facilitam este trabalho.

1.3 – O verdadeiro Pentecostalismo

É de extrema importância afirmarmos que o Pentecostalismo encontra base bíblica para as doutrinas que lhe são provenientes e que, ainda que existam importantes teólogos contrários à continuidade das manifestações espirituais descritas no livro de Atos, elas existem e são comprovadas por milhões de cristãos.

Precisamos ser sábios e compreender que existem situações que não fazem parte do verdadeiro Pentecostalismo e que podem ser manifestações emocionais ou até mesmo demoníacas, porém, as manifestações espirituais advindas do batismo no Espírito Santo são reais.

Para que não sejamos meninos inconstantes, levados por vários tipos de ensinos, precisamos investir na aquisição de conhecimento bíblico e na busca pelo dom do discernimento de espíritos.

O trabalho daqueles que foram dotados por Deus com dons ministeriais é garantir que isto não aconteça, desta forma, a liderança pentecostal precisa ser guiada pelo Espírito de Deus e ser embasada pela Palavra de Deus.

O apóstolo Paulo deixou isto claro em sua carta aos efésios.

“E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens que, com astúcia, enganam fraudulosamente”. (Ef 4.11-14 – ARC) 

É importante mencionarmos que o Pentecostalismo não é algo que surgiu do nada, pois existiram outras passagens históricas que demonstram a atuação do Espírito Santo através do batismo no Espírito Santo. 

Montano (126-180 d. C.), líder religioso da Frígia na Ásia Menor no século II, é considerado pai de um movimento que ansiava pela volta aos dias da igreja do primeiro século, no qual todas as ações seriam comandadas pelo Espírito Santo através de experiências extáticas. Esse elogio e busca da tomada do crente pelo sagrado – manifestado, sobretudo, pelo dom de línguas – é também noticiado por Tertuliano (160-220 d. C.), Orígenes (185-254 d. C.), Pacômio (292- 348 d. C.), Crisóstomo (345-407 d. C.) e Agostinho (354-430 d. C.), apenas para citar alguns dos nomes de maior vulto. Já no século XII, há os Cátaros, com homens que se diziam purificados pela visita do Espírito Santo; no século XVI, os Anabatistas, muito lembrados pelos estudiosos do pentecostalismo; no início do século XVIII, os Camisardos; a partir do século XVII aos dias atuais, os Quakers/Quacres; entre os séculos XVIII até os dias atuais e com especial popularidade no século XIX, os Shakers (Bitun, 2007; Souza, 2013).

Existem dez tipos de classificações do Pentecostalismo Brasileiro que são:

  • Classificação weberiana  seita-igreja. 
  • Classificação de Brandão.
  • Classificação de  Mendonça.
  • Classificação do Cedi (Centro Ecumênico de Documentação e Informação), formulada por José Bittencourt  Filho  (1991).
  • Classificação de Oro.
  • Classificação de Freston.
  • Classificação de Hortal.
  • Classificação de Domingues.
  • Classificação de Fernandes.
  • Classificação de Mariano.

Estas classificações são resultados de extensas pesquisas por sociólogos, antropólogos e teólogos e estão descritas no livro História do Movimento Pentecostal.

A mais importante para a compreensão da nossa história é a descrita por Freston em sua tese de doutorado.

O verdadeiro Pentecostalismo crê nas experiências espirituais, porém, nunca as coloca em pé de igualdade com as Escrituras Sagradas.

2 – O MOVIMENTO PENTECOSTAL

Evangelista Leonardo Novais de Oliveira

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • SENAMI (Secretária Nacional de Missões) – Através de parceria auxiliamos o pastor/missionário Osvair Braga, família e sua equipe de missionários na Venezuela;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada