Buscar no blog

CPAD Jovens – 4 Trimestre 2019 – 22-12-2019 – Lição 12 – O milagre que salvou o carcereiro

18/12/2019

Este post é assinado por Leonardo Novais de Oliveira

TEXTO DO DIA

“E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.”  (At 16.31)

TEXTO BÍBLICO

Atos 16.16-28 

16 E aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores.

17 Esta, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo.

18 E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E, na mesma hora, saiu.

19 E, vendo seus senhores que a esperança do seu lucro estava perdida, prenderam Paulo e Silas e os levaram à praça, à presença dos magistrados.

20 E, apresentando-os aos magistrados, disseram: Estes homens, sendo judeus, perturbaram a nossa cidade.

21 E nos expõem costumes que nos não é lícito receber nem praticar, visto que somos romanos.

22 E a multidão se levantou unida contra eles, e os magistrados, rasgando-lhes as vestes, mandaram açoitá-los com varas.

23 E, havendo-lhes dado muitos açoites, os lançaram na prisão, mandando ao carcereiro que os guardasse com segurança,

24 o qual, tendo recebido tal ordem, os lançou no cárcere interior e lhes segurou os pés no tronco.

 25 Perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam.

26 E, de repente, sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos.

27 Acordando o carcereiro e vendo abertas as portas da prisão, tirou a espada e quis matar-se, cuidando que os presos já tinham fugido.

28 Mas Paulo clamou com grande voz, dizendo: Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

1 COMPREENDER como se deu o início das missões na Europa;

2 ANALISAR a postura de Paulo e Silas na prisão, diante das dificuldades;

3 EVIDENCIAR a conversão do carcereiro e de toda a sua casa.

INTRODUÇÃO

Olá irmãos e irmãs, Paz do Senhor.

Espero que tudo esteja bem com vocês.

Na lição de número 11, aprendemos sobre o início do trabalho missionário de Paulo e Barnabé, junto aos gentios.

Nesta lição, continuaremos a estudar sobre as maravilhas que Deus fez através da vida de Paulo e seus companheiros, em especial de Silas e veremos que o desejo do Senhor sempre foi alcançar o mundo com a Sua Palavra.

Paulo foi um grande estrategista e através dele, o continente Europeu em grande parte foi alcançado pelo Evangelho.

É importante lembrarmos que o período narrado neste texto data do primeiro século da Era Cristã, ou seja, no início do trabalho evangelístico, provavelmente no ano 51 d.C.

Silas foi a pessoa que acompanhou Paulo durante a segunda viagem missionária. Vamos ler um texto bíblico:

“Tornemos”, disse Paulo, “a visitar nossos irmãos por todas as cidades em que já anunciamos a palavra do Senhor, para ver como estão. E Barnabé aconselhava que tomassem consigo a João, chamado Marcos. Mas a Paulo parecia razoável que não tomassem consigo aquele que desde a Panfília se tinha apartado deles e não os acompanhou naquela obra. E tal contenda houve entre eles, que se apartaram um do outro. Barnabé, levando consigo a Marcos, navegou para Chipre. E Paulo, tendo escolhido a Silas, partiu, encomendado pelos irmãos à graça de Deus. E passou pela Síria e Cilícia, confirmando as igrejas.” (Atos 15.36-41)

O mundo era dominado pelo Império Romano e a pregação da Palavra de Deus, que começara em Jerusalém, alcançaria agora, outros rumos.

Você sabe como o Evangelho chegou ao Brasil? E em sua cidade? Conhece a história de conversão de seus alunos?

Aproveite o momento para ouvir o testemunho de pelo menos 1 deles, pois será edificante.

1 – O COMEÇO DA MISSÃO NA EUROPA

1.1 – Mudança de planos

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com

O começo do capítulo 16 do Livro de Atos narra o encontro de Paulo com Timóteo, jovem que seria seu maior discípulo.

O versículo 6 deste capítulo nos mostra que o desejo de Paulo era atravessar para a Ásia e começar um trabalho missionário naquele país, porém, o Espírito Santo não permitiu que eles fossem e no versículo 7, o Senhor também não permitiu que fossem na direção que queriam.

Não sabemos como o Espírito Santo falou a eles, porém, sabemos que eles compreenderam que o desejo do Senhor não era que eles fossem para tais regiões.

Como é importante que estejamos atentos à voz do Espírito Santo para fazermos exatamente o que Ele quer que façamos.

Feliz é o homem que consegue manter um nível de comunhão com o Senhor a este nível.

Converse com seus alunos e pergunte a eles se já tiveram algum tipo de experiência parecida com esta, onde o Senhor lhes falou de alguma forma.

E você professor, já teve uma experiência deste tipo? Se a resposta for sim, aproveite para conta-la aos alunos.

No versículo 9, Paulo compreende o motivo pelo qual o Senhor não permitiu que eles fossem até o continente asiático: “Ainda haviam pessoas para serem salvas na Europa”. Eles haviam saído da Ásia, mas ainda não era a hora de voltarem para lá.

O sonho que Paulo teve no versículo 9 mostrava que um macedônio (provavelmente Paulo o conheceu pelas vestimentas), o convidava para ir até aquela região.

Como Paulo estava conectado com o Espírito Santo, tratou de obedecer.

Se todos os servos de Deus tivessem este nível de comunhão, muitos problemas relacionados à obra seriam evitados.

Problemas relacionados ao ministério, à separação de obreiros, a abertura de novos campos e igrejas, dentre outros.

1.2 – A conversão de Lídia

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com 

No versículo 13, Paulo e Silas já estavam na cidade de Filipos, cidade que levava o nome de Filipe II da Macedônia, conquistador daquela região.

Era uma importante cidade portuária que dava entrada às pessoas que viriam do continente Asiático para a Macedônia.

A Bíblia nos mostra que naquela cidade, em um certo momento, Paulo e Silas começam a falar de Jesus para um grupo de mulheres e, dentre elas, existia uma chamada Lídia.

Quando estamos envolvidos com a obra do Senhor, sempre teremos oportunidades de pregar o Evangelho.

A ordem do Senhor é “pregar o Evangelho – Mc 16.15”.

Após ouvir a ministração da Palavra, Lídia se converte e começa a apoiar o trabalho dos dois missionários, cedendo sua casa para que eles tivessem um lugar para repousar.

Como é maravilhoso saber que o Evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crer, aleluia.

Será que os jovens de sua sala já falaram de Jesus para alguém?

Faça esta pergunta a eles e verifique como está o “ide” de Jesus dentre os alunos de sua sala.

1.3 – Uma jovem liberta

Evangelista Leonardo Novais de Oliveira

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos que mantemos uma parceria missionária com a EQUIPE SEMEAR, localizada na cidade de Uberaba – MG, que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada