Buscar no blog

CPAD Adultos – 4º Trimestre 2023 – 26-11-2023 – Lição 9 – A igreja e o sustento missionário

23/11/2023

Este post é assinado por Eliel Goulart

TEXTO ÁUREO

“O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus”. Filipenses 4.19.

VERDADE PRÁTICA

O sustento missionário é um investimento espiritual que Deus credita na conta dos doadores.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Filipenses 4.10 a 20 

10 – Ora, muito me regozijei no Senhor por, finalmente, reviver a vossa lembrança de mim; pois já vos tínheis lembrado, mas não tínheis tido oportunidade. 

11 – Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. 

12 – Sei estar abatido e sei também ter abundância; em toda a maneira e em todas as coisas, estou instruído, tanto a ter fartura como a ter fome, tanto a ter abundância como a padecer necessidade. 

13 – Posso todas as coisas naquele que me fortalece. 

14 – Todavia, fizestes bem em tomar parte na minha aflição. 

15 – E bem sabeis também vós, ó filipenses, que, no princípio do evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja comunicou comigo com respeito a dar e a receber, senão vós somente. 

16 – Porque também, uma e outra vez, me mandastes o necessário a Tessalônica. 

17 – Não que procure dádivas, mas procuro o fruto que aumente a vossa conta. 

18 – Mas bastante tenho recebido e tenho abundância; cheio estou, depois que recebi de Epafrodito o que da vossa parte me foi enviado, como cheiro de suavidade e sacrifício agradável e aprazível a Deus.

19 – O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus. 

20 – Ora, a nosso Deus e Pai seja dada glória para todo o sempre. Amém!

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.

Continuando nos estudos das Lições com o tema geral sobre as Missões Transculturais, hoje aprenderemos da importância do sustento missionário e que a obra missionária é um investimento espiritual.

I –  A IGREJA DE FILIPOS E O SUSTENTO MISSIONÁRIO

1 – Paulo e a igreja de Filipos

A Leitura Bíblica em Classe desta Lição 9, Paulo comenta sobre a oferta dos filipenses. Paulo destaca que quando eles tiveram a oportunidade, aí então, o interesse em auxiliar a Paulo se renovou. Paulo se referia ao apoio financeiro trazido por Epafrodito. E a gratidão, enfatizou Paulo, não era porque estaria passando por necessidades (ainda que isto fosse verdadeiro), mas porque era edificante para eles serem ofertantes.

Observe a maneira gentil como Paulo disse aos filipenses que os seus agradecimentos não se baseavam em sua própria necessidade – até porque, explicou Paulo, apesar dele estar na prisão romana, e padecendo necessidades, ele se sentia contente onde estava.

“Tudo posso naquele que me fortalece” – esta declaração de fé se conecta com João 15.5: “Sem mim nada podereis fazer”. Para adaptarmos a todas as coisas, precisamos da força que há em Cristo Jesus. Não é uma declaração de atitude triunfalista, de ´super crente´, antes é ver a força de Jesus Cristo operando na vida de Paulo quando ele passava por necessidades.

2 – O privilégio de participar do sustento missionário

Filipenses 4.15: “E bem sabeis também vós, ó filipenses, que, no princípio do evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja comunicou comigo com respeito a dar e a receber, senão vós somente”.

Ofertar para a obra missionária é direito dos que tem fé.

Com a expressão “no princípio do evangelho”, Paulo se refere aos dias em que ele partiu de Filipos a fim de continuar pregando na Europa. Estes esforços missionários pioneiros de Paulo estão registros a partir de Atos capítulo 16. E que nenhuma igreja partilhou com Paulo no que se refere a dar e receber, exceto a Igreja dos Filipenses. Ora, a Igreja de Filipos participou do sustento missionário, pois, após Paulo deixar a cidade de Filipos, entrou em Tessalônica, e imediatamente os crentes filipenses mandaram-lhe ofertas, e isto se manteve de forma constante uma e outra vez.

Ofertar na obra missionária é privilégio dos que creem!

3 – Esferas de sustento missionário  

Filipenses 4.18 e 19: “Mas bastante tenho recebido e tenho abundância; cheio estou, depois que recebi de Epafrodito o que da vossa parte me foi enviado, como cheiro de suavidade e sacrifício agradável e aprazível a Deus. O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus”. 

As esferas de sustento missionário são mesmo no plural, porque múltiplas: financeira, de saúde, de provimento material, de alimentos, de moradia, enfim, em conformidade com o contexto geográfico e cultural de onde está o missionário e sua família.

Paulo nos ensina muito nestes poucos versículos. Continuando com a linguagem financeira, Paulo diz que recebera tudo. O fato da oferta ter sido levada por Epafrodito e que este estava em sua companhia, era em si uma abundância.

As ofertas da Igreja em Filipos foi sacrificial. Em outras palavras, Paulo teria dito: “Vocês têm me ajudado; porém, meu Deus vai surpreender vocês. Vocês me ajudaram em uma das minhas necessidades – minha necessidade de roupa e de comida: eu tenho outras necessidades que vocês não poderiam me ajudar; porém meu Deus suprirá todas as suas necessidades. Vocês me têm ajudado, alguns de vocês, dentro de sua profunda pobreza, tirando seu estoque escasso; porém meu Deus suprirá todas as suas necessidades recebidas de suas riquezas na glória”.

Dar sempre faz mais bem a quem dá, do que a quem recebe.

II – PRINCÍPIOS BÁSICOS ACERCA DO SUSTENTO MISSIONÁRIO PELA IGREJA

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • SENAMI (Secretária Nacional de Missões) – Através de parceria auxiliamos o pastor/missionário Osvair Braga, família e sua equipe de missionários na Venezuela;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada