Buscar no blog

CPAD Adultos – 4º Trimestre 2023 – 08-10-2023 – Lição 2 – Missões Transculturais: A sua origem na natureza de Deus

06/10/2023

Este post é assinado por Eliel Goulart

TEXTO ÁUREO

“Quanto a mim, eis o meu concerto contigo é, e serás o pai de uma multidão de nações”. Gênesis 17.4.

VERDADE PRÁTICA

O amor de Deus é a verdadeira motivação do crente para realizar a obra missionária.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Gênesis 12.1-3; 17.1-8 

Gênesis 12 

1 – Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. 

2 – E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome, e tu serás uma bênção. 

3 – E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra. 

Gênesis 17 

1 – Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o Senhor a Abrão e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda em minha presença e sê perfeito. 

2 – E porei o meu concerto entre mim e ti e te multiplicarei grandissimamente. 

3 – Então, caiu Abrão sobre o seu rosto, e falou Deus com ele, dizendo: 

4 – Quanto a mim, eis o meu concerto contigo é, e serás o pai de uma multidão de nações. 

5 – E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o teu nome; porque por pai da multidão de nações te tenho posto. 

6 – E te farei frutificar grandissimamente e de ti farei nações, e reis sairão de ti. 

7 – E estabelecerei o meu concerto entre mim e ti e a tua semente depois de ti em suas gerações, por concerto perpétuo, para te ser a ti por Deus e à tua semente depois de ti. 

8 – E te darei a ti e à tua semente depois de ti a terra de tuas peregrinações, toda a terra de Canaã em perpétua possessão, e ser-lhes-ei o seu Deus.

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.

Na sequência do tema geral deste quarto trimestre de 2023, ´Pregando o Evangelho a todos os Povos até a Volta de Cristo´, hoje veremos que a abrangência universal do Evangelho de Salvação, além de ser para toda a humanidade, tem origem no próprio Deus.

I –  A NATUREZA MISSIONÁRIA DE DEUS

1 – A natureza missionária de Deus no chamado de Abrão (Gn 12.1-3)

“Sai-te da tua terra” – Abraão, ainda chamado Abrão, e sua esposa Sara, ainda chamada Sarai, tiveram o destino totalmente alterado após:

1 – A ordem;

2 – O chamado

3 – A promessa.

E quando Deus nos escolhe para uma missão, para um serviço, a intervenção de Deus nos tira da rotina e da mesmice, então somos motivados a agir e viver pela fé.

Gênesis capítulo 12 nos mostra como Abrão se preparou para cumprir o proto-evangelho contido na promessa feita ao primeiro casal quando da Queda – Gênesis 3.15: “E porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar” – agora prossegue na família de Abraão e Sara, onde vemos a nação de Israel ainda incipiente, ou seja, ainda no começo. Em Mateus 1.1 lemos: “Livro da geração de Jesus Cristo, Filho de Davi, Filho de Abraão. A chamada missionária de Abraão foi sustentada por uma promessa de orientação.

Nas aberturas das grandes eras do Mundo, a voz de Deus soou pelo poder de Sua vontade:

1 – Na Criação – Gênesis 1.3: “E disse Deus: Haja luz. E houve luz”;

2 – Na abertura da Redenção – Gênesis 3.15: “E porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”;

3 – Na abertura da Dispensação de Promessa – Gênesis 12.1: “Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei”;

4 – Na abertura da Era da Igreja – Mateus 3.17: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo”;

5 – Na abertura do Estado Eterno dos salvos – Mateus 25.34: “Vinde, benditos de meu Pai…”.

2 – A missão como atividade de Deus no mundo

Gênesis 17.5: “E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o teu nome; porque por pai da multidão de nações te tenho posto”.

Abraão foi o pai físico de muitas nações: de Israel, através de seu filho prometido, Isaque; dos ismaelitas; dos edomitas e de seus descendentes através de Quetura. Porém, a promessa de Deus em Gênesis capítulo 17, encontra seu cumprimento final nas multidões entre as nações, que creem em Jesus, compartilhando da mesma fé de Abraão. Romanos 4.16 e 17: “Portanto, é pela fé, para que seja segundo a graça, a fim de que a promessa seja firme a toda a posteridade, não somente à que é da lei, mas também à que é da fé de Abraão, o qual é pai de todos nós (como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí.), perante aquele no qual creu, a saber, Deus, o qual vivifica os mortos e chama as coisas que não são como se já fossem”

Para a atividade de missão no mundo em que vivia então, Abrão teve seu nome mudado por Deus para Abraão. Ao reconhecer a grandeza de Deus, Abrão se prostra diante Dele, que muda seu nome para Abraão. Abrão significa ´pai exaltado´. Abraão significa ´pai de uma multidão´. Na ocasião, foi mais um ato do que um fato. O nome Abrão representa o passado do patriarca. O nome Abraão representa seu futuro como pai dos crentes. Abraão e Sara com estes novos nomes, testemunham que estão sob o governo da graça de Deus, e chamados pela graça de Deus para um novo destino e uma nova missão.

3 – O nosso modelo missionário

Isaías 55.4: “Eis que eu o dei como testemunha aos povos, como príncipe e governador dos povos”.

Tais palavras referem-se ao Davi histórico. Profeticamente, as palavras são plenamente cumpridas no Senhor Jesus – “que é a fiel testemunha” – Apocalipse 1.5 – e o que é o “Príncipe da salvação” – Hebreus 2.10.

Davi foi um rei modelar, pois possuidor de todas as qualidades essenciais de um grande líder de homens. Davi tinha a capacidade de ligar seus liderados à sua pessoa com fortes afetos. Davi compartilhou das dificuldades e perigos junto com os seus seguidores. Quando Davi foi elevado, elevou os que o seguiram.

Em aspectos mais excelentes, e com profundidade e plenitude que Davi nunca poderia reivindicar, Jesus Cristo é a verdadeira testemunha e grande Príncipe dos povos.

Ele se ligou a nós. Fez-se homem e viveu todas as limitações de nossa natureza humana. Ele compartilhou nossas dificuldades e sofrimentos. E nos manda obedecer Seus mandamentos e seguir os princípios que Ele viveu. Pensar como Ele pensou, falar como Ele falou, sentir como Ele sentiu, fazer o que Ele fez e ser o que Ele foi entre os homens. João 20.21: “Assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós”. Jesus Cristo é o nosso modelo missionário.

II – AMOR DE DEUS: O PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA HISTÓRIA DA REDENÇÃO

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • SENAMI (Secretária Nacional de Missões) – Através de parceria auxiliamos o pastor/missionário Osvair Braga, família e sua equipe de missionários na Venezuela;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada