Buscar no blog

CPAD Adultos – 3º Trimestre 2023 – 30-07-2023 – Lição 5 – A dessacralização da vida no ventre materno

28/07/2023

Este post é assinado por Eliel Goulart

TEXTO ÁUREO

“E eis que em teu ventre conceberás, e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus”. –  Lucas 1;31.

VERDADE PRÁTICA

A concepção divina de Jesus Cristo sacraliza a vida no ventre materno e se opõe à cultura da morte infantil intrauterina do presente século.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Lucas 1.26 a 33, 39 a 45 

26 –   E, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, 

27 – a uma virgem desposada com um varão cu8jo nome era José, da casa de Davi, e o nome da virgem era Maria. 

28 – E, entrando o anjo onde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres. 

29 – E, vendo-o ela, turbou-se muito com aquelas palavras e considerava que saudação seria esta. 

30 – Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus. 

31 – E eis que em teu ventre conceberás, e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus. 

32 – Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai, 

33 – e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu Reino não terá fim. 

39 – E, naqueles dias, levantando-se Maria, foi apressada às montanhas, a uma cidade de Judá, 

40 – e entrou em casa de Zacarias, e saudou a Isabel. 

41 – E aconteceu que, ao ouvir Isabel a saudação de Maria, a criancinha saltou no seu ventre; e Isabel foi cheia do Espírito Santo, 

42 – e exclamou com grande voz, e disse: Bendita és tu entre as mulheres, e é bendito o fruto do teu ventre! 

43 – E de onde me provêm isso a mim, que venha visitar-me a mãe do meu Senhor? 

44 – Pois eis que, ao chegar aos meus ouvidos a voz da tua saudação, a criancinha saltou de alegria no meu ventre. 

45 – Bem-aventurada a que creu, pois hão de cumprir-se as coisas que da parte do Senhor lhe foram ditas!

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.

Na continuação dos estudos do tema geral do trimestre, A Igreja de Cristo e o Império do Mal, hoje reafirmaremos a convicção bíblica de que Deus é o autor da vida e é Dele a soberania sobre a vida.

I –  A CONCEPÇÃO DE CRISTO

1 – O anúncio do nascimento

No sexto mês depois que Isabel concebeu, o anjo Gabriel, ou seja, o mesmo anjo que antes fora o mensageiro de tais boas novas a Zacarias, foi enviado a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré. Esta região fazia fronteira com nações gentias e era parcialmente habitada por eles. O anjo veio a uma virgem chamada Maria, que estava desposada com José, descendente do rei Davi.  Era costume entre os judeus que as pessoas se contratassem, no que conhecemos hoje como noivado, diante de testemunhas, algum tempo antes da consumação do casamento.

No anúncio do nascimento de Jesus, o anjo Gabriel disse a Maria que ela era muito favorecida. Literalmente, ´dotada de graça´. Observação muito necessária aqui: Maria recebeu graça e não que ela era a fonte de graça para os outros.

Lucas 1.31: “E eis que em teu ventre conceberás, e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus”. Embora virgem, e isto soou estranho aos seus ouvidos, teria a honrosa bênção de ser mãe. Daria à luz não um homem comum, mas o Salvador da humanidade. Ele seria grande, e grande mesmo! Muito maior do que todos que já participaram da natureza humana. Ele seria chamado Filho do Altíssimo, e isto num sentido único e peculiar, em que nenhum homem ou anjo é ou pode ser.

2 – A miraculosa concepção

Lucas 1.34: “E disse Maria ao anjo: Como se fará isso, visto que não conheço varão?“

A pergunta dela não é de incredulidade, da mesma natureza do questionamento de Zacarias antes, em Lucas 1.18. Zacarias exigiu um sinal. Maria creu, aceitando as palavras com fé, somente deseja saber como acontecerá. Quando ela diz que não conhece varão, quis dizer que não tinha relação sexual, e o modo dela expressar isso é em conformidade com a maneira de conversar dos judeus sobre a castidade pré-casamento. O anjo lhe informou que seria por operação imediata do Espírito Santo, e esta concepção seria santa.

O anjo termina dizendo – Lucas 1.37: “Porque para Deus nada é impossível”.

Meu amado irmão em Cristo, não há nenhuma posição em que o crente esteja que a Onipotência de Deus não possa socorrer. Por primeiro, Deus tem servos em todos os lugares. E se pensamos que não tenha em algum lugar, pelo poder da Palavra de Sua vontade, Ele pode criar até uma multidão. O Senhor tem “tesouros escondidos na areia” – Deuteronômio 33.19 – e os crentes em Cristo desfrutam deles.

3 – A bênção do nascimento

Salmos 127.3: “Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre, o seu galardão”.

Este versículo nos ensina ao menos três valores:

1 – O valor do nascimento – como dádiva de Deus, os filhos possuem valor inestimável. Nada que Deus nos dá é absolutamente inútil.

2 – O valor da personalidade individual – Uma família é um pequeno mundo. E cada membro dela tem uma personalidade própria. Deus deu aos pais a missão de vigiar e guiar, reconhecendo a bênção da multiforme variedade em cada filho.

3 – O valor da influência dos pais – Os filhos aprendem conosco a honrar e a alcançar os princípios bíblicos mais elevados. Que nós, que tememos a Deus, estimamos o temor de Deus e a verdade, acima de quaisquer outros aparentes benefícios. Oremos para que a nossa influência sobre os filhos seja tal, que alimentemos neles o amor a Deus e uma aversão ao mundo.

II – A CULTURA DA MORTE

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • SENAMI (Secretária Nacional de Missões) – Através de parceria auxiliamos o pastor/missionário Osvair Braga, família e sua equipe de missionários na Venezuela;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada