Buscar no blog

CPAD Adultos – 3 Trimestre 2022 – 21-08-2022 – Lição 8 – A sutileza do enfraquecimento da identidade Pentecostal

17/08/2022

Este post é assinado por Eliel Goulart

TEXTO ÁUREO

E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem”. – Atos 2.4

VERDADE PRÁTICA

A doutrina do Batismo no Espírito Santo e o falar em línguas como sua evidência são um distintivo pentecostal mantido pela nossa igreja.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Atos 2.1-4; I Coríntios 12.7-11 

1 – Cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; 

2 – e, de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. 

3 – E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. 

4 – E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. 

I Coríntios 12 

7 – Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil. 

8 – Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; 

9 – e a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; 

10 – e a outro, a operação de maravilhas; e a outro, a profecia; e a outro, o dom de discernir os espíritos; e a outro, a variedade de línguas; e a outro, a interpretação das línguas. 

11 – Mas um só e o mesmo Espírito opera todas essas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.

Na continuação do estudo das lições sobre a sutileza de Satanás através dos ataques contra a Igreja de Cristo, estudaremos sobre o enfraquecimento da identidade pentecostal.

Enfraquecer significa debilitar, desanimar, perder. Satanás, ao atacar a Igreja, negando a doutrina do batismo com o Espírito Santo com a evidência física inicial de falar em outras línguas, e negando a atualidade da operação dos dons espirituais, debilita, desanima e traz perdas contra as duas missões principais da Igreja: ganhar o que se perdeu (evangelização) e preservar o que se salvou (edificação).

I – O PENTECOSTES BÍBLICO

1 – O Espírito prometido

Ainda que com limitada medida, o Espírito Santo atuava na vida dos crentes do Antigo Testamento. Uma das ações específicas do Espírito Santo era a de capacitar o homem para realizar tarefas especiais. Em Êxodo 31.2 a 5, Deus nomeou a um homem chamado Bezalel (ou Bezaleel) capacitando-o a tornar-se o maior artífice do Antigo Testamento, para que este confeccionasse os objetos do Tabernáculo: “Eis que eu tenho chamado por nome a Bezalel […] e o enchi do Espírito de Deus […] para inventar invenções […] para trabalhar em todo lavor”. No Antigo Testamento, o Espírito Santo inspirou profetas – Miquéias 3.8: “Mas, decerto, eu sou cheio da força do Espírito do Senhor…”; capacitou juízes – Juízes 14.6: “Então, o Espírito do Senhor se apossou dele (Sansão – anotação nossa) tão possantemente…”; guiou reis tementes ao Senhor – II Samuel 23.2: “O Espírito do Senhor falou por mim (rei Davi – anotação nossa), e a sua palavra esteve em minha boca”; instruiu a Israel, o povo de Deus – Neemias 9.20: “E lhes concedeste o teu bom Espírito, para os ensinar” – Almeida Revista e  Atualizada.

O Espírito Santo foi prometido, no Antigo Testamento, para esta dispensação. Ou seja, foi prometida a Sua vinda e a Sua obra:

1 – Através do ministério terrestre do Senhor Jesus – Isaías 61.1: “O Espírito do Senhor Jeová está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos e a abertura de prisão aos presos” – compare com Lucas 4.17 e 19; 

2 – A descida do Espírito Santo no Dia de Pentecostes – Joel 2.28: “E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.  E também sobre os servos e sobre as servas, naqueles dias, derramarei o meu Espírito” – compare com Atos 2.16 a 18.

2 – O Espírito derramado

Atos 2.1 a 4 lemos do derramamento do Espírito Santo, e a identificação de tal derramar do Espírito é o batismo com o Espírito Santo com a evidência física inicial de falar em outras línguas: “Cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; e, de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem”.

Há diferença entre ser habitado pelo Espírito Santo e ser batizado no Espírito Santo. Nas Santas Escrituras são duas experiências cristãs distintas.

Observemos a experiência dos discípulos do Senhor Jesus. Em João 20.22 está escrito: “E, havendo dito isso, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo”. Eles receberam o Espírito Santo em si. Porém, a experiência do batismo com o Espírito Santo foi distinta, ocorrendo cinquenta dias após a ressurreição do Senhor Jesus, conforme Atos 1.2 a 4.

Portanto, são duas bênçãos distintas: o Espírito Santo é dado para habitar no momento milagroso da conversão e o batismo no Espírito Santo é resultado de busca em oração com evidências físicas especiais. Uma experiência que resulta em, pelo menos, três bênçãos:

1 – Profunda comunhão;

2 – Capacitação ao serviço;

3 – Fervor espiritual na vida cristã.

Meus amados, todo cristão possui o Espírito Santo habitando em si, até porque quem não tem o Espírito de Cristo, este tal não é dele, conforme Romanos 8.9: “Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele”.

Habitação do Espírito Santo – toda pessoa que se converte a Cristo, o Espírito Santo vem morar nele. João 14.17 – “O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco e estará em vós”

Receber o Espírito Santo como habitação, inicia o crente na experiência da salvação.

Receber o Espírito Santo como batismo, inicia o crente na capacitação para o serviço.

Pode realmente ocorrer de alguém ser batizado no Espírito Santo no momento da conversão, e isto, apesar de mais raro entre nós, é possível de acontecer, de qual fato eu sou testemunha.

O batismo no Espírito Santo é o cumprimento integral da promessa do Pai – Atos 1.4 – “E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes”.

O batismo no Espírito Santo é a unção que não se pode dispensar para testemunhar de Cristo e de Seu Evangelho – Atos 1.8 – “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra”.

Portanto, o batismo no Espírito Santo não é o novo nascimento. João 15.3 o Senhor Jesus disse: “Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado” e, somente depois, falou sobre ser batizado com o Espírito Santo.

Observe que não é a conversão, pois os crentes samaritanos em Atos 8.14 a 17 e os doze discípulos de Éfeso – Atos 19.6 – já possuíam os nomes escrito no Livro da Vida.

Os 120, no dia de Pentecostes, eram crentes antes de serem batizados com o Espírito Santo e no derramamento do Espírito naquele dia. Já estavam arrependidos e já antes entraram na nova vida em Cristo.

Os samaritanos, repito, já se haviam convertido a Cristo Jesus, tendo sido batizados em água por Filipe antes que Pedro e João orassem para que eles recebessem o dom especial do Espírito Santo.

A conversão é distinta do batismo com o Espírito Santo.

E ainda em Atos 19, temos o derradeiro exemplo. Os crentes de Éfeso já estavam batizados nas águas e, em seguida, o Espírito Santo veio sobre eles, quando Paulo orou por eles, impondo-lhes as mãos, e foram batizados com o Espírito Santo, falando em línguas e profetizando.

II – O DISTINTIVO PENTECOSTAL DE NOSSA IGREJA

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • SENAMI (Secretária Nacional de Missões) – Através de parceria auxiliamos o pastor/missionário Osvair Braga, família e sua equipe de missionários na Venezuela;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada