Buscar no blog

CPAD Adultos – 1º Trimestre 2024 – 14-01-2024 – Lição 2 – Imagens bíblicas da Igreja

10/01/2024

Este post é assinado por Eliel Goulart

TEXTO ÁUREO

“Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.” I Pedro 2.9.

VERDADE PRÁTICA

Por meio de cada imagem que retrata a Igreja, o Espírito Santo revela-nos quão gloriosa ela é.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Efésios 5.25-32; I Pedro 2.9,10 

Efésios 5 

25 – Vós, maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, 

26 – para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,

27 – para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. 

28 – Assim devem os maridos amar a sua própria mulher como a seu próprio corpo. Quem ama a sua mulher ama-se a si mesmo. 

29 – Porque nunca ninguém aborreceu a sua própria carne; antes, a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja; 

30 – porque somos membros do seu corpo. 

31 – Por isso, deixará o homem seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher; e serão dois numa carne. 

32 – Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja.  

I Pedro 2.9,10 

9 – Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; 

10 – vós que, em outro tempo, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia.

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, indicaremos qual é.

Nesta Lição, estudaremos algumas das figuras reveladoras de aspectos específicos da Igreja de Jesus Cristo. Estes símbolos, estas imagens e tipos expressam como ela reflete a glória de Cristo.                                                                                            

I – IMAGENS QUE DESCREVEM UM RELACIONAMENTO

1 – A Noiva de Cristo

Apocalipse 21.9: “Vem, mostrar-te-ei a noiva, a esposa do Cordeiro” – Almeida Revista e Atualizada – ARA.  

A figura da Igreja como Noiva de Cristo é adequada para a finalidade que ela tem, ou seja: a bênção do relacionamento de amor e devoção.

A grandeza imensa do amor de Cristo pela Igreja – Efésios 5.2: “…Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós…” – expressada neste símbolo de Noiva, mostra-nos a posição exaltada da Igreja. Semelhante ao costume do casamento oriental, no noivado (fase do compromisso), a noiva recebe a promessa de bênção futura com o seu marido. De modo similar, a Igreja hoje é uma noiva desposada, com promessa do retorno de seu esposo, da glória celestial.

O segundo estágio do casamento oriental era o próprio casamento, quando o marido vinha para buscar e levar a noiva para viver e conviver com ele. Num tipo comparável, a Igreja aguarda a volta de Cristo, quando ela será desposada por seu marido – João 14.3: “…voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também”.

Ora, nos casamentos orientais, as bodas (festa) do casamento se seguiam. A Noiva de Cristo aguarda a Sua gloriosa volta e, na sequência, as Bodas do Cordeiro. Apocalipse 19.7: “Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória, porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou”

2 – A Esposa de Cristo

A Igreja, atualmente, neste processo da redenção, ainda será apresentada como Esposa de Cristo. Hoje, somente o pedido de noivado foi efetuado – por assim dizer. A Noiva aguarda o cumprimento futuro da celebração da “ceia das bodas do Cordeiro”.

Como veremos adiante, a Igreja de Cristo é, hoje também, ilustrada como o Corpo de Cristo, crescendo à imagem Dele. Na qualidade de Corpo, a Igreja participa da vida de Cristo – que é a Cabeça – e na qualidade de Esposa, participará eternamente de Seu amor.

A garantia e o fundamento do cumprimento desta promessa é que “Cristo amou a Igreja e a si mesmo se entregou por ela” – Efésios 5.25.

3 – Rebanho de Deus  

Atos 20.28: “Olhai, pois, por vós e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue”. 

A Igreja de Cristo é, frequentemente, comparada a um rebanho. Tanto em João 10.1 a 20, quanto em João 21.15 a 17, lemos esta simbologia.

“Todo o rebanho”, neste versículo de Atos 20.28, refere-se à Igreja de Deus, e não à congregação em geral, haja vista ser representada como resgatada com o sangue expiador de Cristo. O mandamento aqui é:

1 – Apascente o rebanho – com o sentido original de alimentar. E o figurativo de instruir, guiar, ensinar e proteger dos inimigos (“lobos cruéis” – Atos 20.29).

2 – Todo o rebanho – sem acepção, sem distinção. Dos pequeninos, dos jovens, dos que estão na maturidade e dos idosos. Dos que estão em ótima situação financeira e dos pobres, dos que alcançaram alta posição profissional, acadêmica e social e também dos desempregados, dos que não tiveram oportunidades (ou até mesmo dos que não aproveitaram as oportunidades) de instruções escolares. Não desprezar uns e nem ter receio de outros, em razão destas posições. “Todo o rebanho”, pois o Sumo Pastor promove o benefício para todas as Suas ovelhas.

II – IMAGENS QUE DESCREVEM FUNÇÃO

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • SENAMI (Secretária Nacional de Missões) – Através de parceria auxiliamos o pastor/missionário Osvair Braga, família e sua equipe de missionários na Venezuela;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

 

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada