Buscar no blog

CPAD Adultos – 1º Trimestre 2023 – 05-02-2023 – Lição 10 – O avivamento na vida pessoal

03/03/2023

Este post é assinado por Eliel Goulart

TEXTO ÁUREO

“Porque tua benignidade é melhor do que a vida; os meus lábios te louvarão. Assim, eu te bendirei enquanto viver; em teu nome levantarei as minhas mãos” – Salmos 63.3 e 4.

VERDADE PRÁTICA

A presença do Espírito Santo é uma realidade em todos os dias da vida de um crente avivado.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Salmos 63.1 a 8 

1 – Ó Deus, tu és o meu Deus; de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água, 

2 – para ver a tua fortaleza e a tua glória, como te vi no santuário. 

3 – Porque a tua benignidade é melhor do que a vida; os meus lábios te louvarão. 

4 – Assim, eu te bendirei enquanto viver; em teu nome levantarei as minhas mãos. 

5 – A minha alma se fartará, como de tutano e de gordura; e a minha boca te louvará com alegres lábios, 

6 – quando me lembrar de ti na minha cama e meditar em ti nas vigílias da noite. 

7 – Porque tu tens sido o meu auxílio; jubiloso cantarei refugiado à sombra das tuas asas. 

8 – A minha alma te segue de perto; a tua destra me sustenta.

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.

O avivamento somente alcançará as multidões, depois de, necessariamente, começar em cada crente. E este avivamento espiritual deve manifestar na vida diária do crente.

Provérbios 23.17: “…permanece no temor do Senhor todo dia” – Almeida Corrigida Fiel.

I – O AVIVAMENTO NA VIDA DO SALMISTA

1 – Uma busca sincera

Salmo 63.1: “Ó Deus, tu és o meu Deus; de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água”.

O salmista descreve a si mesmo como uma pessoa sedenta em uma terra sem água. “Minha alma tem sede de ti”. Bem-aventurado o crente que sabe onde está a fonte e a busca.

Há muito mais no avivamento pessoal do que o entusiasmo, mas não há avivamento pessoal sem ele. O crente que busca o avivamento pessoal busca a Deus ardentemente, fervorosamente. E este anseio o faz levantar-se de madrugada, e orar.

“Tu és o meu Deus” -Somente busca ao Senhor assim, quem está convicto de que Ele é o nosso Deus e nós somos Dele!

2 – Contemplando e bendizendo ao Senhor

Salmo 63.2: “Para ver a tua fortaleza e a tua glória, como te vi no santuário”.

Se no versículo 1º vemos o maior desejo da alma, neste versículo 2 está a maior visão: do poder e da glória de Deus!

Quantos há que vem até aos átrios dos templos, entram onde cultuamos a Deus, mas não contemplam e nem falam com o nosso Senhor. Frequentam as nossas festas, mas assim como uma pessoa pode visitar alguém somente por constrangimento, e não por sincera amizade e alegria, ou seja, tanto faz se a quem vai visitar estiver lá ou não, se não vir à Casa do Senhor movido pela ´sede da alma´, pelo desejo anelante de ver o poder e a glória, movido por amor, e não pelo formalismo, pela obrigação, somente pela beleza da liturgia e dos cânticos, não encontrará o Deus vivo no santuário!

3 – Deus é o nosso auxílio

Salmo 63.5: “A minha alma se fartará, como de tutano e de gordura; e a minha boca te louvará com alegres lábios”.

Eis as marcas de um crente avivado que confia em Deus como o Seu ajudador, e agradece pela bênção da segurança no Senhor:

No versículo 1º, a maior convicção que o crente que busca o avivamento, pode ter: “Tu és o meu Deus”.

No versículo 2, como já dissemos, a maior visão que o que busca o avivamento, pode ter: ver o poder e a glória de Deus.

No versículo 3, o mais anelante cântico que o crente avivado pode ter: que a benignidade (alguém explicou que benignidade é o amor estendido) é melhor do que a vida, em todo o significado terreno que temos dela.

No versículo 4, os maiores propósitos: consagração – “Eu te bendirei enquanto viver” – e dependência: “Em teu nome levantarei as minhas mãos”.

No versículo 5, a satisfação mais abundante da alma: a alma farta com a Presença de Deus – “A minha alma se fartará” –  e os lábios cantando louvores: “A minha boca te louvará com alegres lábios”.

II – O AVIVAMENTO ESPIRITUAL DO CRENTE

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • SENAMI (Secretária Nacional de Missões) – Através de parceria auxiliamos o pastor/missionário Osvair Braga, família e sua equipe de missionários na Venezuela;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

 

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada